Voltando a vida de tetra “só”…

HAMILTON OLIVEIRAPassadas 3 semanas morando só, tive que colocar a sonda permanente (infelizmente), pelo menos do São João pra cá pois machuquei minha mão numa queda (contarei logo mais) e para poder curtir esse período sem me preocupar com a falta de acessibilidade nas festas que fui (LEIA AQUI).

TOM ROSTOS (8)O em aspas é por que antes minha querida prima, que morava comigo (LEIA AQUI) e uma técnica revezavam em banho e cateterismos, agora mesmo morando sozinho tenho 3 técnicas pro banho e cat e uma menina que vem uma vez na semana limpar a casa e deixar minha comida pronta e minha mãe resolvendo minhas coisas na rua, uma vez que ainda não encontrei 2 pessoas que dêem conta do trabalho e preciso enxugar essa folha salarial ou ficarei em apuros, rs, de preferência uma que more perto e que possa me auxiliar em alguma intercorrência.

SONDA PERMANENTE / FOLEY:

Optei assim pois, primeiro não quero morar com ninguém, quero autonomia, independência e privacidade, segundo, mesmo que eu contratasse alguém 24 horas, teria que pagar além dos impostos, teria hora extra, finais de semana, férias e alguém para substituí-la nesses dias, imagine o custo de tudo isso, enfim não dá. Além do mais pagaria por uma pessoa que trabalharia cerca de 3 horas por dia, uma vez que só preciso de auxílio pro banho, pro cateterismo e eventualidades/intercorrências que podem acontecer na vida de tetra ou como diria Jairo Marques, na vida do Malacabado.

Estou também em contato com uma empresa de Home Care, assim teria toda a assistência de que preciso e deixaria a cargo do plano os pagamentos e tudo o mais, mas como moro no interior estou ciente que será uma briga dura com o plano pois eles só liberam nas capitais.

TOM ROSTOS (1)Sendo assim passados quase 1 mês morando só ainda não me estabeleci como desejo, na próxima semana irei novamente aplicar o botox na bexiga (falarei no próximo post) e então acredito que a mão daqui pra lá melhore, e assim recomeço a fazer meus cateterismos e sem medo de perda de urina.

EXPERIÊNCIAS PASSADAS COM CUIDADORAS

Minhas experiências com cuidadoras não são das melhores, por ser exigente demais, não admito corpo mole e me deixar na mão, principalmente com o cateterismo, assim já passaram mais de 10 aqui em casa, todas me acham um chato (sou mesmo), mas imagine você ter 3 pessoas cuidando de ti, cada uma fazendo do seu jeito…

Não não, não da certo, tem que ter um padrão ou embola tudo, e tem que ser do meu jeito, pois afinal são as minhas coisas.

Já tive cuidadoras que me esqueciam, por exemplo, teve uma que foi curtir o carnaval e me deixou 2 dias sem banho, a sorte é que eu estava com uma sonda de foley/permanente, o azar foi que eu tinha que esvaziar a sonda, assim fui atrás de um coletor/saco de urina, deu um trabalhão abrir, encher, amarrar… mas uffa consegui, então o saco estava furado e molhou a cama toda rsrsrs, e o pior, tive que dormir assim, até o bendito do Rodrigo Amigo/Irmão vir me dar banho, amigo se lenha junto nessas horas rsrsrs.

TOM ROSTOS (3)Já tive cuidadora que reclama mais de dor que eu, fadiga, coluna etc.

Aquela que não faz nada o dia todo e reclama.

A bipolar, sabe aquela que te irrita, se irrita e depois traz presentes?

Já tive cuidadora que quase não fala, outras que não param de falar e tirar sua atenção enquanto você trabalha…

Cuidadora super atenciosa, que te pergunta de meia em meia hora, se quer água/remédio/comida de meia em meia hora (pra isso instalei um frigobar ao lado da cama rsrsrs) tive também aquela que só se preocupa contigo se não tiver respirando rsrs.

Minha última me deixou na mão de madrugada, não veio fazer o cat, como eu já estava treinando fazer eu mesmo, decidi pegar os materiais na gaveta embaixo da cama, o azar pra variar  🙂 a gaveta estava emperrada, tive que passar da cama para a cadeira, ir até a sala pegar um martelo para abrir a gaveta, voltei e quando fui passar de volta pra cama, a roda da cadeira solta da cadeira (o eixo da m3 quebrado), a roda pra um lado, cadeira pro outro e tetra no meio, me joguei pra cama, metade do corpo fora, metade dentro, não deu outra, escorreguei e fui parar no chão, abri a gaveta e peguei uma sonda auto-catéter da coloplast, o Speedicath, que me salvou, mas tive que dormir no chão.

Conclusão : estou a mais de um mês com dores na mão, fiz ressonância e irei pegar o resultado essa semana e assim retirar a sonda permanente e voltar a fazer o auto-cateterismo.

Para quem ainda não sabe como fazer o próprio cateterismo, sugiro que assista ao excelente vídeo do  canal  parceiro Amigos Cadeirantes (meu método não é igual, mas ainda estou treinando).