botox

Bom, para aqueles que sempre me perguntam, que “diacho” é o “CAT“, o “cat” ou cateterismo intermitente, nada mais é que o procedimento que nós lesados medulares fazemos para esvaziar a bexiga, infelizmente de 4, 5, 6 a 8 vezes ao dia, dependendo de como sua bexiga se comporta, pois a nossa bexiga assim como quem possui esclerose múltipla ou teve derrame cerebral, apresenta disfunção urinária, com contrações involuntárias do músculo da bexiga, causando incontinência urinária e/ou incapacidade de esvaziar completamente a bexiga, o que leva muitos a usarem fraldas devido as frequentes perdas de urina.

Há cerca de 2 anos vivia um “perrengue”, minha bexiga não comportava sequer um ou dois copos d’água e consequentemente vivia com infecções urinárias, dores terríveis de cabeça, tendo que urinar mais de oito vezes em um período de 24 horas.

Conheci então, em minhas pesquisas a cirurgia de  injeção de toxina A botulinum (BTX), normalmente conhecida como botox, que se mostravam  promissoras como um tratamento para uma variedade de disfunções urinárias, de acordo com um estudo apresentado por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh no Encontro Anual da American Urological Association Centennial Celebration.

Descobri que o SARAH fazia, e logo solicitei uma urodinâmica para avaliarmos a possibilidade da cirurgia, o que de fato ocorreu, então marcamos, fiz a cirurgia e os resultados foram fantásticos, mudou minha vida completamente, antes a depender da quantidade de líquido ingerido fazia o “cat” de 3 em 3 horas com perdas de urina, passei a fazer de 6 em 6 horas e sem perdas (ADEUS FRALDAS).

A cirurgia é muito simples e eficaz, cerca de 80% dos pacientes relatam uma redução ou ausência da incontinência após as injeções e sem casos de retenção urinária ou complicações devido a cirurgia.

“A BTX atua através da ligação aos terminais nervosos dos músculos, bloqueando a liberação de substâncias químicas que causam a contração do músculo. Quando a BTX é injetada em músculos específicos, o músculo é paralisado ou enfraquecido, contudo não afeta os músculos seu redor, permitindo a função muscular normal.

Doenças urológicas, como a hiper-reflexia destrusora neurogênica e a bexiga super-ativa são causadas por contrações involuntárias do músculo destrusor, que controla a bexiga. Esta nova terapia ajuda a aliviar as contrações, restabelecendo a função normal da bexiga.

A bexiga super-ativa é caracterizada pelas seguintes situações: freqüência, o ato de urinar mais de oito vezes em um período de 24 horas; urgência, a vontade forte e imediata de urinar; e a incontinência, a incapacidade de dominar a urgência, resultando no vazamento ou perda de urina.”

Infelizmente tudo que é bom dura pouco, a solução é temporária, dura em média de 6 meses a 2 anos, o que de fato ocorreu, voltei a fazer cerca de 5 “cats” ao dia, mas ainda assim comparado ao meu quadro de antes (8 vezes ou mais), o resultado ainda dura nesses quase 2 anos que fiz a cirurgia, diminuição de infecção urinária e sem uso recorrente de fraldas, formidável, só quem sofre sabe o quanto isso é chato, fora o fato que você só espera ter lá pros 70 anos e ter problemas de incontinência aos 20 é aterrorizante.

Enfim marquei uma nova urodinâmica em janeiro, o que já era pra ter feito a tempos, mas fazendo o tcc da faculdade (o blog também demanda tempo), relaxei e não voltei ao SARAH desde o ano passado, então eu espero fazer o quanto antes e voltar a ter a mesma liberdade de outrora.

E você, já fez ou ouviu falar da cirurgia de botox?

Conhece outras alternativas? Conte-nos!

Veja como é simples a operação: