No início do ano a Hearingtracker publicou um artigo bem legal sobre o Google e acessibilidade .

O Google está botando pra quebrar no que diz respeito à acessibilidade de smartphone para pessoas com perda auditiva. O App Sound Amplifier para telefones com Android compete diretamente com os recursos internos de “melhora auditiva” dos iPhones Apple. E o  Live Transcribe da Google, um app que traduz voz em texto ( ainda em versão beta) vai atrair até aqueles mais fanáticos por iPhone …

Sound Amplifier app melhora audição

Dims

O app Sound Amplifier permite ao usuário controlar suas experiencias auditivas ajustando as configurações de audio e microfone como vemos nas imagens acima. Tudo bem simples! Ele aumenta o audio do microfone através de fones de ouvido com fio, aumentando sons silenciosos e reduzindo ruídos de fundo.

O app foi construído para telefones com Pixel 3 e disponível na Google Play Store para qualquer Android 9 .

Parece que o app Sound Amplifier app não é nada de outro mundo… se entrarmos na Google Play Store ou Apple Store vamos encontrar vários apps parecidos com amplificação e recursos de equalização de som.

E por enquanto tudo ainda limitado a fones com fio. O recurso  Live Listen  da Apple transforma o iPhone num microfone remoto e pode ser usado com seus fones AirPods ou com aparelhos auditivos Made-for-iPhone ( quase todos os fabricantes já tem isso).

Competindo com a Apple

A Apple integrou um recurso parecido de destaque de fala no iPhone há alguns anos atrás. Por algum tempo foi a única marca. Mas o Google respondeu agressivamente….. em agosto do ano passado anunciaram que estavam trabalhando com um dos BIG SIX (6 fabricantes principais de aparelhos auditivos), a GN Hearing para criar um audio streaming para Android.

A GN Resound foi a primeira “made for iPhone” e provavelmente será a primeira do “made for Android”.

Mais apps que estão por vir…

Enquanto isso, desenvolvedores de software, desenvolvedores de PSAP, OTC e dos tradicionais aparelhos auditivos tem trabalhado cada um nas suas soluções individuais com smartphone.

Quer testar o app Live Transcribe?

app tradutor Live Transcribe do Google está em fase beta de teste. Se vc quiser se aventurar como testador oficial, pode se inscrever no site da Android. Ou se tiver um telefone Pixel 3 novinho em folha, vc pode ativar o Live Transcribe nas configurações de acessibilidade.

O app Live Transcribe promete traduzir conversas em tempo real de voz para texto em até 70 idiomas e dialetos. Ele funciona com microfones externos em headsets com fio e no caso de Bluetooth headsets com USB mics. Está disponível nas versões Android 5.0 ou mais atuais.

Boa semana a todos! 🙂

Por: Mirella Horiuti

Para: www.naoescuto.com