Embarque imediato! Saiba quais modalidades do Parapan dão vaga para os Jogos de Tóquio 2020

Alê Cabral/CPB

Em Lima, no Peru, paratletas de todos os cantos das Américas encontrarão uma competição nos mesmos moldes olímpicos: várias modalidades em disputas simultâneas, uma vila para cerca de 6 mil atletas e a oportunidade de enfrentar grandes adversários de outros países. Só que muito além de ser meramente uma celebração esportiva, os Jogos Parapan-Americanos terão o papel de termômetro da preparação dos atletas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Para muitos, será uma espécie de vestibular por um lugar ao sol no Japão. É no megaevento continental, que acontece desta sexta-feira até o dia 1º de setembro, que grande parte desses atletas brigará por vaga em Tóquio. Nada menos que 13 das 17 modalidades darão classificação direta ou contarão pontos estratégicos na corrida para ir aos Jogos Paralímpicos de 2020. Confira quais são essas modalidades.

No basquete em cadeira de rodas, os três melhores no masculino terão vaga direta na Paralimpíada de Tóquio — Foto: Gui Christ / CPB

No basquete em cadeira de rodas, os três melhores no masculino terão vaga direta na Paralimpíada de Tóquio — Foto: Gui Christ / CPB

Classificação direta

  • Basquete em cadeira de rodas: os três melhores no masculino e as duas melhores no feminino
  • Rúgbi em cadeira de rodas: equipes campeãs no masculino e no feminino
  • Tênis de mesa: campeões individuais das chaves masculina e feminina de cada classe
  • Tênis em cadeira de rodas: campeões das chaves masculina e feminina
  • Vôlei sentado: equipes campeãs no masculino e no feminino. No feminino, os EUA já têm vaga. Caso os EUA conquistem o título, a vaga será do vice.
  • Futebol de 5: distribui vagas, mas o Brasil já está classificado
  • Goalball: distribui vagas, mas o Brasil já está classificado

Conta pontos para o ranking

  • Bocha
  • Halterofilismo
  • Judô
  • Taekwondo

Vale índice

  • Atletismo
  • Natação

Como os formatos de competição do Jogos Parapan-Americanos e dos Jogos Paralímpicos são semelhantes, a participação no evento em Lima fará com que muitos atletas ganhem experiência significativa nesse modelo de disputa. Vale lembrar, no entanto, que no caso do atletismo e da natação, o Parapan tem peso relativamente pequeno em relação aos mundiais na busca por classificação para Tóquio 2020.

Brasil garantido em Tóquio: futebol de 5, goalball e tiro esportivo

Em três modalidades, o Brasil já se garantiu no Japão através de mundiais e copas do mundo em 2018. Tetracampeã paralímpica, a equipe de futebol de 5 faturou o pentacampeonato mundial em Madri, na Espanha, garantindo antecipadamente a presença.

Brasil campeão Mundial Futebol de 5 — Foto: Marcio Rodrigues/CPB/MPIX

Brasil campeão Mundial Futebol de 5 — Foto: Marcio Rodrigues/CPB/MPIX

No goalball, os elencos masculino e feminino também estão garantidos. No Mundial de Malmö, na Suécia, os homens sagraram-se bicampeões e as mulheres faturaram a medalha de bronze. Nesses casos, portanto, o Parapan, será ótima oportunidade de testes.

Seleção Brasileira de Goalball - Malmo Intercup — Foto: Divulgação/CBDV

Seleção Brasileira de Goalball – Malmo Intercup — Foto: Divulgação/CBDV

Com o ouro e o título de “melhor das Américas” como recompensa máxima, o Parapan de Lima entregará às equipes brasileiras de futebol de 5 e de goalball, grandes desafios. Nas Américas, estão grandes forças mundiais como Argentina e Colômbia no futebol de 5, e Estados Unidos e Canadá no goalball. São adversários diretos do Brasil na busca pela medalha de ouro em Tóquio.

Em fevereiro desse ano, o paulista Alexandre Galgani faturou a medalha de prata na prova R5 (carabina de ar 10m deitado SH2) da etapa de Al Ain da Copa Mundo de Tiro Esportivo, nos Emirados Árabes Unidos. Além da medalha, Galgani garantiu também sua vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Alexandre Galgani, paratleta do tiro esportivo — Foto: Graziella Batista/CPB/MPIX

Alexandre Galgani, paratleta do tiro esportivo — Foto: Graziella Batista/CPB/MPIX

Source: Embarque imediato! Saiba quais modalidades do Parapan dão vaga para os Jogos de Tóquio 2020 | parapan | Globoesporte