ENTERTAINMENT ONE/ASTLEY BAKER DAVIES via: Teen Vogue

Peppa Pig é um cartoon britânico muito amado por crianças de todo o mundo. Alguns criticam, outros adoram e, independente do que falam, Peppa ganhou mais uma amiga que representa o mundo como ele é! Para quem não conhece (existe esse?), a protagonista do cartoon é a porquinha Peppa e sua família. Ela tem amigos coelhos, ovelhas, zebras e, mais recentemente, uma pequena rata chamada “Mandy Mouse“.

Mandy Mouse, uma personagem que usa cadeira de rodas, estaria se juntando ao time de Peppa. O co-criador da série Mark Baker falou (em entrevista para “Teen Vogue”) a série baseia-se nas experiências reais de crianças pequenas e a deficiência é também parte do mundo dos pequenos. Ele disse Mandy veio como uma realização de um desejo de longa data. E, cá entre nós, uma necessidade de longa data também.

A natureza da deficiência de Mandy é vaga e isso foi proposital já que o cartoon Peppa é uma versão simplificada e estilizada do mundo real, mostrada a partir da perspectiva de uma criança. E, desta forma, além de representar a perspectiva da criança sobre a deficiência (porque não importa o ‘nome’ do que o colega tem!!), Mandy Mouse pode retratar crianças com diferentes deficiências.

Antes de criar o episódio de Mandy, a produtora e distribuidora Entertainment One realizou uma reunião com a UK disability equality charity Scope para garantir uma representação positiva e responsável de um jovem personagem com deficiência física.

Para quem quiser assistir o episódio em que Mandy inaugura sua participação, está abaixo:

Fonte: http://www.reab.me/peppa-pig-tem-amiga-para-representar-a-pessoa-com-deficiencia/