Com depoimentos de cegos e pessoas com baixa visão de todos os estados brasileiros, a obra foi organizada por Raquel Alves, filha do escritor Rubem Alves, que tem baixa visão
 
Em fundo azul, ícone em branco que representa um cego caminhando com uma bengala
 
A arquiteta e urbanista Raquel Alves lança a obra “Muito Além da Visão”, com depoimentos de pessoas com diferentes tipos de deficiência visual. O evento de lançamento ocorre no dia 24 de junho, às 19h30, na UNISAlL, em Campinas, São Paulo.
 
Corrigindo o uso do termo “deficientes visuais”, Raquel pontua a importância da valorização da pessoa antes da deficiência ou qualquer outra característica humana.
 
A proposta reuniu representantes de todo o Brasil trouxe um autor de cada estado brasileiro para integrar a obra, cegos ou com baixa visão, de nascença ou adquirida ao longo da vida. Além das 27 narrativas, o livro contém a apresentação redigida pela organizadora Raquel Alves, que tem baixa visão, e o depoimento da Dra. Vanessa Vidotti Pimenta, médica oftalmologista, que aborda o tema da perda visual.
 
A Editora também fez questão de doar uma porcentagem dessa bela obra para Associações e Instituições dedicadas às pessoas com qualquer tipo de deficiência.
 
Além do livro impresso, a obra terá formatos digitais: ebook e audiolivro, que poderão ser adquiridos pelo site www.editorasiano.com.br , por R$ 35,00 (preço de lançamento da versão impressa) e R$ 24,50 paras as versões ebook e em áudio.
 
O quê: Lançamento do livro “Muito Além da Visão”
Quando: segunda-feira (26/6), às 19h30
Onde: (Colégio São José) – Auditório Artêmides Zatti
Endereço: Avenida Almeida Garret, 267, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, Campinas – SP
Obs.: Estacionamento no local.
 
Sobre deficiência visual
 
De acordo com o Censo IBGE de 2010, cerca de 6,5 milhões de pessoas são afetadas pela deficiência visual no Brasil, ou seja, cerca de 3,5% da população. Dentre elas, cerca 528.624 são incapazes de ver (cegas) e 6.056.654 têm dificuldade grande e permanente para enxergar (baixa visão). Os cegos usam bengalas brancas e as pessoas com baixa visão usam bengalas verdes.
 
Pessoas podem perder a visão de maneira irreversível a partir de várias patologias: glaucoma, retinose pigmentar, degeneração da mácula, retinopatia diabética, retinopatia da prematuridade (em pessoas que nascem prematuras), dentre outras.
 
Sobre a organizadora
 
Raquel Alves é graduada e pós-graduada em Arquitetura e Urbanismo. Filha do escritor e educador Rubem Alves, assumiu a presidência do Instituto Rubem Alves em 2014 (a partir do falecimento de seu pai), deixando sua carreira de arquiteta e paisagista de lado. Foi diagnosticada com glaucoma aos 13 anos de idade, porém apenas a partir de 2016 começou a se entender como pessoa com deficiência visual. Hoje tem baixa visão e utiliza recursos de acessibilidade.