Deficientes auditivos não estavam contemplados na lei que trata da isenção de IPI para automóveis
Deficientes auditivos não estavam contemplados na lei que trata da isenção de IPI para automóveis Foto: Fabiano Rocha
 
Extra
 
Pessoas com deficiência auditiva poderão ter direito à isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de automóveis. Esse tipo de deficiência não estava inserido no rol previsto na lei que trata da isenção do imposto e foi incluído por um projeto de lei de autoria da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), aprovado nesta quinta-feira (dia 27), na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado.
 
Em sua justificativa, a autora alegou não ser justo o tratamento diferenciado aos deficientes auditivos na legislação. “A situação das pessoas com deficiência auditiva é análoga à das demais pessoas com deficiências não sendo justa a diferença de tratamento tributário hoje existente na aquisição de veículos”, argumentou.
 
A relatora na CDH, senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), emitiu um voto favorável, mas fez questão de ressaltar que os impactos financeiros com a renúncia fiscal devem ser analisados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde o projeto será votado em caráter terminativo (sem a necessidade de apreciação em plenário). Se for aprovado, seguirá para a Câmara dos Deputados.
 
“Na medida em que implica renúncia, a proposição deve contar com estimativa de seu impacto fiscal”, explicou.