A britânica Harmonie-Rose Allen contraiu meningite aos 11 meses de idade, e surpreendeu ao se tornar ginasta e superar todas as limitações
 
Por Crescer online
 
Harmonie-Rose Allen perdeu os braços e as pernas (Foto: SWNS)
Harmonie-Rose Allen perdeu os braços e as pernas (Foto: SWNS)
 
Com uma energia sem fim — digna de uma criança de 5 anos —, a pequena Harmonie-Rose Allen, de Somerset, no Reino Unido, não passa despercebida. A menina teve braços, pernas e parte do nariz amputados quando tinha apenas um ano da idade por conta de uma meningite. A mãe, Freya Hall, 25, conta que quando a filha foi diagnosticada com a doença, aos 11 meses de idade, os médicos disseram que as chances de ela sobreviver eram de apenas 10%.
Contrariando todas as previsões e apesar das limitações, aos 3 anos, ela deu seus primeiros passos com pernas protéticas. A partir daí, simplesmente não parou mais e decidiu que queria fazer ginástica. “Ela só pediu para fazer isso e, no início, ficamos um pouco cautelosos. Nós a levamos para a aula de ginástica e ela estava um pouco nervosa para começar, mas, desde então, nunca olhou para trás.  No início, algumas crianças ficavam olhando, mas ela fez muitos amigos e está gostando muito”, conta a mãe.
Harmonie faz aulas duas vezes por semana (Foto: SWNS)Harmonie faz aulas duas vezes por semana (Foto: SWNS)
Nas aulas, ela pula no trampolim e está aprendendo a dominar um movimento inverso. “Os treinadores a ajudam e ela apenas encontra seu próprio jeito de fazer as coisas. Harmonie aborda cada novo movimento com um olhar de concentração e determinação e sorri quando realiza algo”, descreve, orgulhosa. Freya, que também tem outra filha, Luna, de 14 meses, acrescentou: ‘Se Harmonie quiser fazer algo, ela colocará todo o esforço nisso. Isso é apenas Harmonie”.
 
A menina não só superou seus próprios limites, mas também se tornou uma inspiração na comunidade de Bath. Amigos e vizinhos se reuniram para arrecadar cerca de £ 240 mil para a terapia e os equipamentos que ela precisa. “Para começar, não sabíamos quais seriam as limitações de Harmonie, mas o progresso dela foi incrível. Ela é considerada como qualquer outra criança na aula. Harmonie mostra que não há limites quando você define sua mente para algo. É incrivelmente motivador”, disse a coordenadora artística, Fran Ince. Segundo a mãe, é fundamental que a filha se mantenha ativa. “Quero que Harmonie saiba que pode fazer tudo o que quiser em sua vida, para que não veja barreiras”, finaliza.
Aos 5 anos, superando seus limites (Foto: SWNS)
Aos 5 anos, superando seus limites (Foto: SWNS)
 
                                     Harmonie com suas próteses (Foto: SWNS)
                                Harmonie com suas próteses (Foto: SWNS)