Montada no estande da Direct Borrachas, unidade dará oportunidade de visitantes conhecerem as dificuldades de quem possui mobilidade reduzida

São Paulo, junho de 2019 – Como é uma pessoa com dificuldade de locomoção ou com deficiência visual circular por uma casa preparada para recebê-la? Essa é a proposta da “Casa Conceito Arquitetura Acessível” idealizada para promover a conscientização sobre a relevância da acessibilidade nos espaços e sensibilizar sobre a importância de equipamentos específicos instalados em locais em que irão circular.

A Casa Conceito será montada dentro do estande da Direct Borrachas e estará disponível para visitação durante a Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade,que acontecerá no São Paulo Expo, durante os dias 13 e 16 de junho, e funcionará com visitas guiadas a cada ambiente, onde terão profissionais especializados explicando as soluções.

O intuito do projeto é mostrar não só a importância de que os espaços sejam projetados e construídos já incorporando questões de acessibilidade, mas também que uma casa acessível é um espaço para todos. “Para toda barreira encontrada, há possibilidade de se arrumar soluções de acessibilidade, seja com produtos ou serviços”, afirma Jéssica Jacqueline, diretora da Direct Borrachas, realizadora do projeto.

A ideia de criar esse espaço foi da arquiteta especialista em acessibilidade Gabriella Zubelli.  “A arquitetura deve atender a todos os tipos de pessoas, respeitando suas diferenças. Uma casa acessível não é exclusiva para pessoas com deficiência, mas sim um espaço que acolhe a todos, e a todas as idades”, diz Gabriella.

Diferentes ambientes

A casa é composta por seis ambientes, hall, sala, cozinha, quarto, banheiro e varanda,  que tem como objetivo mostrar algumas barreiras e obstáculos encontrados no dia a dia de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida; suas respectivas adequações; além de trazer de forma conceitual maneiras de se projetar e implementar soluções de acessibilidade, baseadas nas legislações vigentes e normas de acessibilidade.

O visitante também terá a oportunidade de vivenciar os espaços de uma maneira inclusiva e sensorial. Com os olhos vendados ou em uma cadeira de rodas a pessoa será guiada pela casa, tendo a experiência de sentir as dificuldades encontradas por quem tem algum tipo de deficiência.

A proposta, segundo Jéssica, é trazer soluções de acessibilidade, tecnologia assistiva e também demonstrar algumas dificuldades encontradas no dia a dia por pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos. “Outra proposta da Casa é sensibilizar os visitantes para a temática da acessibilidade e inclusão. Para isso, serão disponibilizadas cadeira de rodas, vendas para os olhos, bengalas e andadores para que os visitantes possam vivenciar a casa de uma outra forma e, com o sentimento de empatia, promover a mudança de olhar”, afirma.

Autonomia ao deficiente visual

Reforçando o objetivo de oferecer autonomia às pessoas com mobilidade reduzida, a Casa Conceito contará com a Orcam MyEye, dispositivo desenvolvido pela Mais Autonomia -Tecnologia Assistida, para oferecer acesso a quem tem deficiência visual com mais autonomia ao que está ao seu redor.

Doron Sadka, diretor da Mais Autonomia, explica que o sistema não devolve a visão, mas funciona como um auxiliar para essas pessoas. “É um dispositivo de inteligência e visão artificial que permite o acesso fácil, intuitivo e instantâneo à informação disponível em tempo real e funciona totalmente off-line”, diz Sadka. “É leve e discreto e deve ser acoplado às hastes de um óculos comum”.

Instalado em uma armação de óculos, a Orcam MyEye é capaz de ler textos nos idiomas português, inglês e espanhol por detecção automática impresso ou digital, como livros,revistas, jornais, placas de ruas telas de computadores e celulares em velocidades que variam de 100 a 250 palavras por minuto, mas vai além, segundo Sadka. “O sistema é programado para reconhecer, rostos de pessoas informando o gênero delas e  podendo até nomeá-las, objetos, códigos de barras, cores e notas monetárias, reais, dólar e euro por detecção automática e instantânea, além de informar a data e a hora num simples girar do punho. Por exemplo, pode informar o que está dentro da geladeira em uma caixa de remédios, ou em uma prateleira de supermercado”, explica o executivo.

 

Serviço:

16ª Reatech 2019
Data:
13 e 14 de junho – 13h às 20h
15 e 16 de junho – 10h às 19h
Local:São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
https://reatechbrasil.com.br/16/

 

Sobre a Cipa Fiera Milano

A Cipa Fiera Milano, filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes, tornou-se sócio majoritário da Cipa do Brasil em 2011, dando origem à Cipa Fiera Milano. No Brasil, são realizadas nove feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e sustentáveis, tubos e conexões, cabos e fios, saúde no trabalho, tratamento de superfícies, esquadrias, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp, Fesqua, Ebrats, Ecoenergy e Reatech.

Source: Casa Conceito mostrará soluções de acessibilidade na Reatech | Reatech