Conheça o Projeto de Capoeira Adaptada Gingando na Cidade – “Diga não a qualquer tipo de preconceito” –, realizado em Carapicuíba (SP) para pessoas com deficiência de todas as idades

logo do projeto de capoeira adaptada
Projeto de Capoeira Adaptada Gingando na Cidade – “Diga não a qualquer tipo de preconceito”

O projeto de Capoeira Adaptada Gingando na Cidade, idealizado por Sidnei Sousa (Mestre Nei), atende mais de 200 praticantes entre pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, de todas as idades, há sete anos, em Carapicuíba (SP).

Em primeiro lugar, entre os praticantes há crianças, adolescentes e pessoas terceira idade com limitações físicas e intelectuais que vivem em comunidades do município na Região Metropolitana de SP. Portanto, são alunos com variadas condições, como deficiência física, pessoas com autismodown e paralisia cerebral, entre outros.

turminha do projeto capoeira adaptada
Capoeira Adaptada reúne crianças e adultos com deficiência em Carapicuíba /SP

Como resultado, a prática do esporte garante diversos benefícios como o desenvolvimento da fala, coordenação motora, tônus muscular, equilíbrio, flexibilidade e capacidade cardiovascular, além da interação social, evolução nos estudos pelo aumento da capacidade de aprendizado, e de elementos presentes nas aulas, como musicalidade e ritmo.

garota tocando berimbau na capoeira adaptada
Capoeira Adaptada

“Fazemos com que eles descubram suas potencialidades e se sintam capazes de acreditar em si e no próximo”, aponta o capoeirista, que recentemente realizou a 1ª Festa da Capoeira Adaptada no Projeto Oficina. “Não existe probleminha ou problemão. Aqui se fala em amar o próximo acima de todas as diferenças”, finaliza.

Turma do projeto de capoeira adaptada
Centro de Aprendizagem Léia Rosemberg, Cohab 5

Além disso, sendo voluntário em três núcleos, Mestre Nei conta apenas com a parceria das mães e familiares dos alunos, quando são realizados os batizados para entrega de cordão aos praticantes, na presença de grandes capoeiristas de São Paulo e região.

roda de capoeira adaptada
Associação Projeto Oficina Capoeira Adaptada, COHAB 2

Programa Esporte Capoeira

Além do Projeto de “Capoeira Adaptada Sim, Preconceito Jamais”, bandeira que Mestre Nei se orgulha em levantar nas entidades onde é voluntário, o capoeirista ainda é responsável e idealizador da TV Esporte Capoeira.

Capoeirista é responsável e idealizador da TV Esporte Capoeira

Finalmente, apresentando o Programa Esporte Capoeira, Mestre Nei buscar englobar todos os seguimentos do esporte, segundo ele “para divulgar lutadores e atletas em academias, profissionais ou armadores, e ajudar aqueles que almejam crescer e ser grandes atletas, campeões em sua respectiva arte marcial”.

Assista aos vídeos:

A aluna Sabrina na Festa da Capoeira Adaptada

Festa da Capoeira Adaptada em Carapicuíba, em 13 de Abril

Capoeira Adaptada em Carapicuíba (SP):

– Associação Projeto Oficina: Rua Brasília 40, COHAB 2;
– Centro de Aprendizagem Especializada Léia Rosemberg: Rua Araguari, 23, Conj. Hab. Pres. Castelo Branco;
– Centro Dia Eller Keller: Rua Antônio Carlos Sobral, 433, Vila Santa Terezinha.

O projeto de Capoeira Adaptada também está nas redes sociais

Siga o projeto Capoeira Adaptada e a TV Esporte Capoeira nas redes sociais:

www.facebook.com/programaesportecapoeira/
www.facebook.com/mestrenei.souza/
www.instagram.com/mestrenei_capoeira_adaptada/