Autor do livro Inesperado, Eduardo Anton dá o seu exemplo de superação em palestras realizadas em empresas, consultorias de RH, feiras e congressos

Em 2013, o empresário do setor de logística, Eduardo Anton, encarou o maior desafio da sua vida após sofrer um atentado a tiros na cidade de São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina. Apesar de ter levado três tiros na cabeça e um no abdômen, Eduardo contrariou as perspectivas médicas e milagrosamente sobreviveu ao ataque.Mais do que isso: ficou com sequelas neurológicas relativamente pequenas diante da brutalidade do crime.

Essas sequelas, entretanto, são permanentes e ele precisou de ajuda para se reerguer, superar as dificuldades e vislumbrar um novo mundo pessoal e profissional. Com o apoio de amigos e familiares, Eduardo partiu em busca de novos objetivos e, com dedicação e perseverança, deu a volta por cima.Hoje, ele atua como coach de superação de pessoas que passaram por um evento inesperado, adquirindo sequelas que impactaram na vida profissional.

Em 2018, lançou o livro Inesperado, uma oportunidade de superação e aprendizado, em parceria com o jornalista Cadu Bortolot e narrou o duro golpe pelo qual passou, com o objetivo de ajudar pessoas e suas famílias que vivem situações parecidas.

“A diminuição na velocidade de processamento de informações, agravada quando são muitas informações ao mesmo tempo, foi um dos principais fatores de estresse e desconstrução da minha autoestima e autoconfiança, pois, em decorrência disso, não conseguia mais me sentir competente no que fazia” relembra Eduardo, em depoimento no livro Inesperado.

Nas sessões de coaching ou palestras, Eduardo leva palavras de esperança e de inspiração para que as pessoas mudem o sentimento e a percepção dos desafios de suas vidas.

Por causa do atentado, Eduardo Anton perdeu a visão do lado esquerdo, tem déficit de atenção e pensamento mais lento que o normal. Contudo, engana-se quem pensa que ele se sente inferiorizado por causa disso. Eduardo aprendeu a conviver com as limitações e busca fazer por merecer a segunda chance que Deus lhe deu ajudando as pessoas que passam por grandes desafios.

“A contribuição social tornou-se mais que o principal valor da minha vida. Tornou-se o propósito dela. Não por acaso, eu descobri e me realizei pessoal e profissionalmente como coach”, reforça.

Para Eduardo, o papel do coach não é o de criar uma planilha com regras que devem ser colocadas em prática. Na sua avaliação, o profissional deve, em primeiro lugar, estimular a pessoa a entender o seu problema, a descobrir suas limitações e a buscar suas qualidades.

Quero ajudar as pessoas que passam por situações inesperadas como a que eu passei. Quando temos objetivos, planejamento e disciplina, superamos desafios e alcançamos metas que, à primeira vista, nos parecem inalcançáveis”, ressalta.

Doação para entidades beneficentes

Um dos objetivos traçados por Eduardo Anton no lançamento do livro Inesperado foi o de ajudar duas entidades beneficentes de Joinville com a doação de 100% do lucro obtido com a venda do livro. E isso foi atingido. Para o Lar de Idosos Bethânia, o autor fez uma doação de mais de meia tonelada de alimentos e, para a AJIDEVI, repassou no total R$ 4,4 mil em dinheiro. Juntando as duas doações, o valor entregue fica em torno de R$ 5,9 mil.

Palestras e reconhecimento

A história de vida e de superação do coach Eduardo Anton tem gerado interesse de organizadores de palestras e congressos. No mês de setembro, Eduardo foi um dos palestrantes do Seminário das Pastorais Sociais, em Joinville, cujo tema era “Espiritualidade Missionária, promovendo a Inclusão Social”.

Depois, no mesmo mês, fez palestras para alunos da Faculdade Senac, em Joinville, e para funcionários do Grupo NSC, afiliada da rede Globo, durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes. No início de outubro, foi a vez de palestrar para um grupo de trabalhadores portadores de deficiência que tentam a reinserção no mercado. A palestra ocorreu na sede da Trend RH, em Joinville, que promoveu o encontro, e proporcionou um grande aprendizado a todos os envolvidos.

Posteriormente, no mês de novembro, Eduardo realizou a palestra de encerramento do 11º Congresso Gestão do Absenteísmo e Reabilitação Profissional, que ocorreu em Campinas (SP), e foi muito aplaudido pelo público ao relatar a sua história de superação e a forma que buscou para voltar a se sentir útil e capacitado para o trabalho.

No início de dezembro, a convite da Univille, Eduardo palestrou para profissionais de gestão de pessoas, saúde ocupacional e medicina do trabalho e falou sobre a experiência como portador de deficiência e a reinserção no mercado de trabalho após sofrer um atentado a tiros.

No último dia 9 de abril, Eduardo palestrou no Fórum RH, promovido pela Live University, em São Paulo. O evento teve como objetivo oferecer a pesquisadores, profissionais e educadores uma oportunidade para apresentar e discutir tendências, experiências e inovações.

Em maio participará da ExpoGestão 2019 em Joinville (SC),com a palestra “O desafio da montanha: vencendo o Inesperado” n9o workshop promovido pela Trend RH Consulting.