Entenda o significado do sinal que Fátima Bernardes fez com as mãos junto com o cantor Flavio Otoni
Nesta quarta-feira (24) é celebrado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras). No Brasil, mais de 10 milhões de pessoas apresentam algum grau de deficiência auditiva. Diferente do que muita gente pensa, não se trata de uma língua composta apenas por gestos e mímicas. Na verdade, ela apresenta uma série de palavras, sinais e expressões que formam uma estrutura gramatical e semântica própria.
Uma dessas expressões foi usada pela apresentadora Fátima Bernardes com o cantor Flavio Otoni, militante da inclusão de surdos nos shows sertanejo. O sinal ‘I Love You’ surgiu entre os alunos surdos em Língua de Sinais Americana (ASL), e o foi criado um sinal a partir da combinação das letras: I (I que significa eu), L (Love que significa amo), Y (You que significa você).
O Dia Nacional da Libras foi instituído, principalmente, como alerta para as grandes dificuldades em acessibilidade que esses cidadãos enfrentam. Trazendo um novo formato no cenário musical, o cantor e palestrante Flavio Otoni se destacou no Brasil quando lançou em rede nacional o DVD “Assunto Preferido”, projeto que homenageia a sua mãe, Dona Leila, que é surda.

Assista na íntegra o clipe oficial traduzido em Libras do “Assunto Preferido”: