Dados são do Programa Saúde Auditiva, desenvolvido pela Saúde do Acre. Programa iniciou em 2014 e desde então, tem trazido novos momentos para os pacientes.
 
Por Marcelo Pereira, Jornal do Acre 1ª edição — Rio Branco
 
Resultado de imagem para No AC, programa ajuda pacientes com problemas auditivos
No AC, programa ajuda pacientes com problemas auditivos
 
Dados do Programa Saúde Auditiva mostram que mais de 7 mil deficientes auditivos voltaram a ouvir no Acre nos últimos quatro anos. O programa iniciou em 2014 e, desde então, leva novos momentos para os pacientes.
 
Clique AQUI para ver o vídeo
 
A idosa Maria da Glória, de 81 anos, é costureira há pelo menos 60 anos e perdeu parte da audição do ouvido esquerdo depois de sofrer um acidente com um telefone. Após passar por uma cirurgia para correção, ela acabou perdendo também a audição do ouvido direito após uma limpeza.
 
“Foram fazer uma limpeza que estava com inflamação e adquiri uma bactéria. Passou a noite toda mexendo dentro do meu ouvido, no dia seguinte não ouvia nada e tinha uma bola de sangue”, relembrou.
 
Pacientes voltam a ouvir por meio de um aparelho de amplificação — Foto: Reprodução
Pacientes voltam a ouvir por meio de um aparelho de amplificação — Foto: Reprodução
 
Para a fonoaudióloga Indira Viana, quando uma pessoa volta a ouvir não é simplesmente recuperar a capacidade de escutar, de apreciar uma música ou até compreender o que os outros estão falando, mas sim a realização de um sonho, que foi o caso de Maria da Glória.
 
Os pacientes voltaram a ouvir graças a adaptação de aparelho de amplificação por meio do programa, desenvolvido pela Saúde do Acre no Hospital das Clínicas, em Rio Branco.
 
“Ela percebeu a importância quando começou a fazer diferença na vida dela e que conseguiu se comunicar melhor, ouvir os clientes, ouvir o barulho da máquina, ir para igreja para poder ouvir o que estavam falando. Então, se sentiu muito satisfeita porque percebeu a diferença que fez na vida dela”, disse.
 
Contente, Maria explica o que significa para ela voltar a ouvir bem. “Significa tudo. É maravilhoso”.
 
A dona de casa Maria das Dores veio para uma consulta porque reclama de zumbidos no ouvido. É feito uma avaliação para identificar se há ou não alguma irregularidade de fato na audição, mas, vai além, porque há casos que precisam de aparelho que custam de R$ 7 mil a R$ 8 mil, mas pela Saúde saem de graça.
 
“Pode mudar a vida de muita gente porque vem com a intenção de substituir, na medida do possível, o que a tecnologia permite. As faixas de frequência que o ouvido humano percebe a intenção e recebe a intensidade. Aquilo que o paciente perdeu ele vem com intuito de suprir”, disse a profissional.
 
No caso da dona de casa, não vai ser necessário a utilização do aparelho auditivo. Ela diz que escuta bem, mas veio para uma prevenção. “É muito bom o atendimento, até para se precaver”, avaliou.
 
Maria da Glória perdeu a audição dos dois ouvidos — Foto: Reprodução
Maria da Glória perdeu a audição dos dois ouvidos — Foto: Reprodução
 
Teste da orelhinha
 
A fonoaudióloga Indira explicou a importância do teste da orelhinha. Segundo ela, problemas auditivos não são uma questão exclusiva dos adultos ou idosos, as crianças também precisam de atenção e cuidados.
 
“Assim que nasce é feita a triagem auditiva neonatal universal, que é dentro dos primeiros 30 dias do nascimento. É para justamente detectar precocemente a deficiência auditiva”, explicou.
 
Foi com essa preocupação que a dona de casa Maridiane Mourão levou a filha Paloma, de apenas 22 dias, para o exame da orelhinha. “Foi rápido, não machuca e, graças a Deus, está tudo normal”, disse.
 
Fonte: g1.globo.com

Source: APNEN NOVA ODESSA: Em quatro anos, mais de 7 mil deficientes auditivos voltaram a ouvir no Acre – Veja o vídeo