Para além da Lei de Cotas: Catho lança campanha e reivindica direito ao emprego para pessoas com deficiência

O manifesto da ação “Minha Vaga Por Direito” entrou em vigor no dia 03 de dezembro, data em que é comemorada o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

 

São Paulo – A autoestima é a forma como nos sentimos em relação a nós mesmos e, consequentemente, um reflexo nas nossas relações de trabalho. Para a Catho, celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, é também reivindicar que, além de um sistema de cotas, o acesso ao mercado de trabalho também é um direito e, mais que isso, uma chance de proporcionar autonomia.

A ação “Minha Vaga Por Direito” vem para cumprir essa premissa. Com a criação de um manifesto e adesivações de stencils espelhadas inicialmente pela cidade de São Paulo, o objetivo é claro: conscientização. Para além de vagas de estacionamentos, filas preferenciais ou vagas em transportes públicos, o direito ao emprego deve ser cumprido.

Segundo uma pesquisa realizada pela i.Social com o apoio da Catho e da ABRH Brasil e ABRH SP com profissionais com deficiência, dentre as características que determinam a sua desistência por um emprego, 58% atribuem isso a falta de perspectiva de carreira, enquanto 52% afirmam que sentem-se apenas parte da cota. Com os dizeres “faltam oportunidades, não capacidade” e “queremos espaço para entrar no mercado de trabalho e crescermos profissionalmente”, o manifesto surge para dar voz aqueles que ainda têm seus direitos negados.

Para Ricardo Morais, gerente Sênior de Marketing da Catho, a  ação tem o propósito de ressignificar o olhar das pessoas sobre a deficiência. “Nosso objetivo é massificar essa iniciativa, criando uma nova perspectiva para esses profissionais. Eles estão no mercado, são capacitados, mas nem sempre são enxergados como. A nossa contribuição é transformar esse movimento em algo que possa ser palpável, que gere frutos e mudanças”, afirma o gestor.

Criada com o objetivo de inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a Lei de Cotas garante que empresas com cem ou mais colaboradores, devem destinar de 2% a 5% dos cargos profissionais para pessoas com deficiência. Porém, nem sempre a lei é cumprida.

Pensando em incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho de forma mais rápida e justa, desde 2016, a Catho concede gratuidade no acesso a todas as vagas do site para profissionais com deficiência e reabilitados pelo INSS, abrangidos pela lei de cotas, a partir de laudo devidamente validado.

MINHA VAGA POR DIREITO

Redesenhando o símbolo que representa as pessoas com deficiência, mas agora abordando uma outra perspectiva, a ação contará com aplicações em adesivos, stencil, cartazes, dentre outros, com o objetivo de trazer empoderamento e adesão à causa. Dentre as imagens que estão sendo ressignificadas e irão substituir a já conhecida logomarca do cadeirante em azul, teremos novas representação para alguns tipos de deficiências, como por exemplo: a pessoa com deficiência física (cadeirante) em uma mesa e seu computador de trabalho; a pessoa com deficiência visual com uma gravata e uma maleta; a pessoa com deficiência auditiva com uma caneta, simbolizando a profissão de um engenharia; a pessoa com deficiência intelectual acompanhado da imagem de uma engrenagem, simbolizando uma mente ativa.

As imagens receberam a aplicação na cor laranja, contrapondo a atual, que é azul.

Com a proposta de, a princípio, ocupar locais da cidade de São Paulo, a ação começou ativamente no dia 03/12, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, na sede da Catho, onde o espaço teve uma intervenção com a substituição de todas as logomarcas destinadas para pessoas com deficiências, substituídas agora por essa nova marca. Além disso, alguns locais já aderiram a campanha e também estarão transformando seus espaços de trabalho.

“O objetivo da criação da ação é torná-la algo perene, ou seja, sem prazo limite para acabar, buscando mais adesões à causa e perpassando seu conceito pela sociedade. Assim, a mensagem alcança seu potencial e os resultados podem ser observados a longo prazo, uma vez que pouco se conhece sobre as verdadeiras necessidades e limitações que há no universo das pessoas com deficiência”, afirma Ricardo Morais.

Confira abaixo o manifesto na íntegra:

#MINHAVAGAPORDIREITO

Mais do que um assento ou uma vaga exclusiva em espaços públicos, queremos espaço para entrar no mercado de trabalho.

Capacidade a gente tem de sobra, o que falta é oportunidade

Então não pergunte sobre as nossas limitações, pergunte sobre as nossas capacidades.

Para chegarmos mais longe, basta você tirar o preconceito do nosso caminho.

Afinal, este é o único obstáculo que nos limita.

ADESÃO NA INTERNET

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Catho (@catho_oficial) em

Além da ação de guerrilha, a campanha “Minha Vaga Por Direito” também ganha mais um apoio, a landing page www.minhavagapordireito.com.br .  No site, é possível ter acesso a diversas informações relacionadas a pessoas com deficiências, como por exemplo, informações sobre a Lei de Cotas. Além disso, ficarão disponíveis os arquivos de stencil e lambe lambe e suas respectivas instruções. Assim, qualquer um pode baixar os materiais, imprimir e também fazer parte da ação, aderindo a ela.

Sobre a Catho

Nenhuma descrição de foto disponível.

Com tecnologia de ponta, a Catho, multinacional com mais de 900 colaboradores no Brasil, tem como missão mudar a vida das pessoas por meio do trabalho e carreira. Graças a uma cultura aberta à inovação e à criatividade, a Catho tornou-se uma das melhores empresas de tecnologia para trabalhar no Brasil, segundo o Great Place to Work (GPTW).

Na empresa, diversidade e inclusão também são estimuladas e vivenciadas de verdade. Por isso, com o propósito de incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, desde 2016, a Catho concede gratuidade no acesso a todas as vagas do site para profissionais com deficiência, com laudo, e reabilitados pelo INSS, abrangidos pela lei de cotas.

A Catho faz parte do grupo Seek, líder mundial em recrutamento online e considerada a companhia mais inovadora da Austrália. A Seek está presente na Bolsa de Valores da Austrália, além de atuar em países como China, Austrália, Índia, México, Indonésia, Nigéria, África do Sul, Hong Kong e Singapura.

Quer ajudar o movimento?
Baixe o pacote de materiais.

Baixar