CNH terá QR Code impresso para evitar fraudes (Foto: Divulgação)

Hoje, esquecer a Carteira de Motorista em casa dá uma grande dor de cabeça. O condutor tem que pagar uma multa de R$ 88,38, além de ter o carro retido até apresentação da carteira. Mas a partir de fevereiro de 2018, (para a alegria dos “esquecidos”), a CNH poderá ser acessada por meio de um aplicativo.

No entanto, apenas quem tiver a CNH de papel com QR Code poderá usar esse serviço. Segundo o Denatran, as carteiras emitidas a partir de maio de 2017 já possuem essa tecnologia. Muitos ainda não sabem usar esse recurso e por isso que preparamos um tutorial com o passo a passo para obter a Carteira de Motorista eletrônica.

Como obter a CNH digital?

Tudo começa com o cadastro do condutor no Portal de Serviços do Denatran. Depois, o motorista precisa ir a um posto do Detran para confirmar os seus dados e provar que é realmente o usuário cadastro. Para quem tem o certificado digital, o processo pode ser feito  pela internet.  Esse documento possibilita a troca segura de informações, garantindo a identidade do emissor.

Quando os dados são confirmados pelo Detran, é possível solicitar um código de ativação para a versão eletrônica, que é enviado por e-mail.

Em seguida, o motorista pode baixar o aplicativo da CNH Digital, disponível nas lojas virtuais PlayStore para sistema Android ou na iTunes para sistema iOS.

Basta fazer o o login com a senha do portal e digita o código de ativação. Por fim, o usuário precisa cadastrar uma senha de quatro dígitos e está pronto para usar a Carteira de Motorista digital.

Mas e se eu não tiver internet?

Se o seu pacote de dados acabar, não precisa ficar desesperado.  A internet só é necessária no primeiro acesso. Depois, a CNH Digital estará disponível offline.

Quais são as funções do aplicativo?

O aplicativo permite visualizar a Carteira de Motorista frente e verso e o QR Code. Além disso, também possibilita exportar e compartilhar o arquivo da CNH (email ou whatsapp) para utilizá-la em situações que exijam um documento autenticado.

No dispositivo, só é possível ter acesso a uma Carteira de Motorista ao mesmo tempo. Para instalar uma outra CNH digital, o usuário deve bloquear a versão eletrônica instalada por meio do Portal de Serviços do Denatran

. Saiba mais informações no site do Denatran.

Source: Passo a passo para obter a Carteira de Motorista digital – AUTO ESPORTE | Notícias