Leandro Portella, natural de São Paulo, nascido em 1981, mudou-se para Araçoiaba da Serra aos 5 anos. Artista plástico, palestrante, formado em gestão pública, foi vereador por 9 meses na Câmara Municipal de Araçoiaba da Serra.

Aos 17 anos ele ficou tetraplégico. Desde então, busca barreiras para superar. A história de Leandro Portella poderia ser apenas inspiradora, mas talvez seja mais do que isso. Talvez ele nos mostre que viver vale muito apena mesmo quando a vida te desafia todos os dias.

No dia 21 de janeiro de 1999, Leandro estava em Ubatuba, São Paulo acompanhado da família e amigos em uma viagem de férias e foi em seu último mergulho, encontrou um banco de areia, onde se chocou e quebrou o pescoço. C4 – C5. após a cirurgia de estabilização da coluna a lesão medular foi para C3, perdendo os poucos movimentos que tinha e a capacidade respiratória, usando um respirador 24hs.

Desde então, ficou tetraplégico e depende de assistência 24 horas por dia.Para muitos essa situação poderia parecer o fim, mas para ele foi o começo de uma nova vida, com novos desafios. Com muita fisio hoje em dia utiliza o respirador para dormir. Após o acidente que tirou quase todos seus movimentos e foi com um pincel na boca buscou na arte uma forma real de expressar o que sente, assim ele começou sua história de superação.Quer saber um pouco mais sobre o Leandro? Veja a entrevista abaixo:

1-Quem é você hoje?

Hoje sou o mesmo Leandro de antes, so que agora tenho limitações e isso me fez uma pessoa mais forte.

2-Como você, seus pais, familiares e amigos entenderam sua condição humana após o acidente?

No início via muito sofrimento neles, mas hoje somos mais unidos e vemos a vida como aprendizado. Me sinto um privilegiado por a ter a família, a namorada e amigos que tenho.

3-Conte-nos sobre seu trabalho na internet? Como, quando e o que te motivou a criar 3 blogs http://leandroportella.com.br/; http://serlesado.blog.br/http://cadeirantesemfoco.blogspot.com/ ? Quais as diferenças entre eles? E qual o objetivo de cada um deles?

O Ser Lesado foi o primeiro, o objetivo inicial era ajudar e informar pessoas com lesão medular e virou também fonte de aprendizado e renda.

O Leandro Portella é mais para expor meus trabalhos.

O Cadeirantes em Foto é apenas por ser um amante de fotografia.

4-O que a pintura representa para você?

É um talento que descobri e o resultado das obras me deixa orgulhoso, alem de ser mais uma renda. Não posso falar da minha arte sem citar Eliana Zagui que me incentivou.

5- Quem te ajuda nas atividades diárias? Você sabe, em média, quanto custa por mês sua deficiência (salário de cuidador (caso possua), medicamentos, sonda, manutenção e/ou compra de cadeira de rodas etc? )

Por 13 anos minha família arcou com todos os gastos, acho que uns 6 mil reais, hoje sou assistido por home care cedido pelo estado, tenho uma auxiliar 24hs, os gastos diminuíram muito.

POLÍTICA

6- No seu blog você fala que foi vereador na cidade de Araçoiaba, por nove meses.Nesse sentido, o que te motivou a entrar na política?  

Sim, acho que nos que temos alguma deficiência temos uma visão diferenciada sobre algumas questões e por isso acha que posso ajudar as quase 3 mil pessoas com deficiência da minha cidade.

7- Qual o seu diagnóstico acerca do cumprimento da inclusão e acessibilidade na cidade de Araçoiaba ?

Acho que está na UTI em estado grave.

SEXUALIDADE

8-Muita gente sem deficiência nos escreve dizendo que está apaixonado(a) por uma pessoa com deficiência e não sabe como agir com a pessoa, também recebemos perguntas de pessoas com deficiência que querem saber se podem ter uma vida sexual,  se podem ou não podem ter filhos e por aí vai… Nesse sentido, que dicas você deixa para essas pessoas que estão repletas de dúvidas?

Acredito que uma pessoa se apaixona por outra que tenha uma deficiência tem que tentar agir com naturalidade, se informar sobre a deficiência para irem se aproximando e criando uma cumplicidade, o diálogo é essencial.

Sobre uma sexual ativa varia de pessoa para pessoa, o importante é saber que nosso melhor órgão sexual é o cérebro, assim buscar formas de sentir prazer.

9-Como você entendia o sexo antes do acidente? E como você entende hoje?

Antes eu fazia sexo preocupado com o meu prazer, hoje sinto prazer em dar prazer.

PLANOS PARA O FUTURO

10-Quais os seus planos para o futuro? O que você fará para realizar cada um dos seus planos?

Quero voltar para política e quem sabe tornar Araçoiaba uma cidade acessível, mas um dia por vez.

11- Quão importante é para você conseguir concretizar seus planos ?

Muito, temos que passar por essa vida e deixar um legado.

12- O que falta para concretizar tudo o que  você deseja?

Acho que os desejos não tem fim, realiza um e surge outro…rs

13- Que mensagem você deixa para os leitores do Blog?

Que viver vale a pena

Leandro Portella, muito obrigada por compartilhar sua história e por nos alimentar com a sua mensagem. E se você gostou comente, curta, compartilhe e confira o ensaio sexual que ele fez http://serlesado.blog.br/tetraplegico-faz-ensaio-sensual-com-modelo/.