Dias atrás recebemos um e-mail de um grupo de pessoas com deficiência residentes na cidade de Campina Grande-PB.  Eles possuem um projeto chamado Construa Acessibilidade e possuem o objetivo principal de mostrar a todos que a cidade deles e todos locais precisa de acessibilidade. Daí resolvemos bater um papo com eles para conhecer melhor esse projeto. Curiosos, vejam a entrevista abaixo.

Quem é Regina Lucena?

Regina Lucena é uma menina deficiente, portadora de distrofia muscular-emery dreifuss, tenho 19 anos, sou de Campina Grande-PB, conclui o ensino médio e já vou iniciar a universidade pra estudar publicidade e propaganda. Sonho muito e tento lutar o máximo que posso pra realizar todos os meus sonhos, sempre entreguei meus desejos nas mãos de Deus, porque eu sei que ele realiza tudo na hora certa e sou muito positiva.

Como é a acessibilidade na cidade de Campina Grande- PB?

A cidade é linda, mas a acessibilidade é muito complicada, a maioria dos locais não tem acesso e as calçadas não tem e quando tem ninguém respeita.

Quais as maiores dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam atualmente para participarem do Maior São João do Mundo?

São as calçadas cheia de barracas, até a entrada no parque do povo para chegar ao camarote e assistir as atrações.

Quando e como nasceu a ideia do Projeto Construa Acessibilidade ?

Nasceu no começo de janeiro de 2019 e a ideia foi criada, porque percebi que o São João esta chegando e tive a ideia de criar um projeto social para lutar primeiramente pela falta de acessibilidade no Maior São João do Mundo pra nós cadeirantes não termos a preocupação de ser vítima da falta de acessibilidade.

Quais os objetivos desse projeto?

Fazer com que a cidade Campina Grande-PB vire exemplo na parte de acessibilidade e que todos deficientes se sintam respeitados.

Em Campina Grande já funcionou um camarote destinado às pessoas com deficiência e idosos com dificuldade de locomoção, assim como seus respectivos acompanhantes, de forma gratuita. Nesse sentido, esse camarote possuía quantas vagas diárias? Cada pessoa podia se inscrever quantas vezes? E como consistia o processo de inscrição tanto para os campinenses quanto para os turistas com deficiência?

O camarote que tinha de acessibilidade ele era gratuito, a capacidade era de 13 pessoas.

O espaço contava com intérpretes de libras, banheiros acessíveis e localidade privilegiada?

Não, nunca teve interprete de libras, nem banheiros e principalmente visão privilegiada.

O poder público já anda se programando para o Maior São João desse ano? Vocês já tiveram algum tipo de conversa com o poder público (prefeitura, bombeiros, etc.) para saber se o camarote com acessibilidade será instalado esse ano? E como o mesmo funcionará esse ano?

O poder público já comentou sobre o Maior São João do Mundo no jornal, a gente ainda não teve ainda nenhuma conversa com o prefeito e bombeiros, mas vamos tentar fazer uma reunião com o prefeito fevereiro para mostrarmos a planta do camarote ao prefeito e falar pra ser instalado esse ano.

Quais os planos futuros em relação ao Projeto Construa Acessibilidade?

Criar acessibilidade na cidade inteira e facilitar a vida de todos os cidadãos cadeirantes,deficientes e idosos.

Onde a PcD interessada deve entrar em contato para participar e se inscrever?

Para participar é só entrar no instagram @construaacess e falar conosco para poder participar.

Que mensagens vocês deixam para os leitores do blog?

Que nós cadeirantes e deficientes precisamos lutar para cada um de nós ter o nosso lugar na sociedade e sermos respeitados.

ACESSE E SAIBA MAIS:

https://www.instagram.com/construaacess/