Live-Transcribe-830x491

Em testes, Live Transcribe tem objetivo de auxiliar surdos não sinalizados

O Google anunciou nesta segunda-feira (4) uma importante ferramenta de acessibilidade no sistema Android que tem como objetivo ajudar pessoas surdas ou com problemas auditivos.

O aplicativo Live Transcribe, que converte áudio em texto em tempo real, pretende servir de auxílio a pessoas surdas em conversas com pessoas que não se comunicam por Libras (Língura brasileira de sinais). Após o acesso, ele começa imediatamente a converter em texto o que os microfones conseguem captar do ambiente.

Disponível em mais de 70 línguas, incluindo o português brasileiro, a ferramenta permite ao usuário também a opção de converter em texto dois idiomas ao mesmo tempo. O aplicativo possui um sinal que indica o volume da fonte de som, o que permite saber se é necessário aproximar o aparelho de quem está falando, e conta com um teclado caso seja necessário digitar alguma resposta.

Se uma pessoa começa a falar depois de um longo intervalo, o aparelho vibra para chamar a atenção da outra pessoa envolvida na conversa.

Apesar das vantagens, o Live Transcribe não funciona sem estar conectado à internet e também não está amplamente disponível na Play Store. Uma versão de testes poderá ser baixada por um número limitado de usuários em todo o mundo.

O recurso também virá de fábrica no Pixel 3, smartphone do Google. Para quem se interessar pelo recurso, é possível se cadastrar no site de acessibilidade do Android. Com informações da coluna Link, do Estadão.

Fonte: Notícias e Tecnologia

BAIXAR