Hoje vamos falar de um projeto maravilhoso da Fran, que a nosso convite nos escreveu contado um pouco da experiência de fotografar pessoas com deficiência dentro d’água.

O @aguafotos surgiu na intenção de fazer algo diferente, mas que tambem pudesse transmitir a sensibilidade e liberdade que a água proporciona. Ensaios temáticos ou não, tudo dentro d´água!

“A água devolve pra alma a liberdade que o corpo perdeu”

Por Francielle Teixeira

Sobre o Projeto:

O projeto “Sensações” idealizado por Francielle Teixeira, é um ensaio fotográfico embaixo d’água para pessoas com deficiência física, na intenção de proporcionar uma nova experiência, sentindo os movimentos que água lhe proporciona e registra-la. Levando o indivíduo a descobrir que é possível, apesar das limitações físicas, ter uma vida normal e saudável.

Ao entrar na piscina e ter contato com a água o/a modelo se redescobre de uma maneira especial, em que as lentes conseguem capturar.

Essa magia é proporcionada pelo simples fato de que a pessoa tem mais facilidade de executar movimentos embaixo da água, de maneira passiva e ativo-assistida com ajuda de profissional ou ativo realizado sozinho, de acordo com a suas limitações.

A ideia é passar ao modelo uma maior segurança de ser quem ele é, mostrando a importância de não ficar estagnado perante as dificuldades da vida. Esse projeto é só uma das inúmeras possibilidades de ações sociais que despertem sensações inimagináveis.

O projeto não tem custo para o cadeirante selecionado, mas para participar é necessário saber e poder mergulhar.

Basta preencher a ficha de cadastro e aguardar para ser chamado.

Não existe critério muito rígidos de seleção, apenas vou atrás de histórias inspiradoras para serem contadas.

A iniciativa atende pessoas de todas as idades e é realizada em piscina aquecida.

 

 

Como surgiu:

A ideia do projeto veio através da minha filha e sua amiga. Maria Eduarda de 10 anos, tem uma amiga chamada Helena da mesma idade, que nasceu com miolomeningocele. Da vontade de fotografar a amiga vestida de sereia.

Ela chegou em casa falando sobre o assunto que me fez refletir bastante, Por que não? Por que não fotografar pessoas com deficiência embaixo d’água? A água é sinônimo de vida, de alegria.
Eu não conheço uma criança sequer que não goste de uma piscina, de ficar horas e horas ali brincando, vivendo a magia, a liberdade, alegria e o movimento que a água proporciona. Então decidi proporcionar essa experiências às essas pessoas com deficiência e registrá-los.

Seleção:

Busco conhecer o selecionado, saber sua história, gostos e atividades gerais do dia a dia, para que possa ser feito não somente um ensaio qualquer, mas sim um ensaio personalizado em que ele/a possa se identificar quando vir as fotos prontas.

Nome
Data de Nascimento
Sexo
Qual a deficiência física?
Como aconteceu?
Há quanto tempo aconteceu?
Sabe nadar?
Quando foi a última vez em que mergulhou? (data aprox.)
Nada sozinho? Precisa de acompanhante?
Gostaria de se fantasiar de algum personagem para as fotos embaixo d’gua? Sereia; Princesa; Super-Herói; Debutante; Apenas uma roupa bonita; Outro:

Depois de selecionado o/a modelo, vamos em busca da piscina. Hoje as fotos são realizadas na academia Harmonia do Corpo, na av. 15 de Novembro em Vila Velha -ES.

Execução:

Definido o tema do ensaio, a modelo é direcionada a equipe de maquiagem para ser produzida e vestida adequadamente ao tema selecionado. Que tem duração de 1h15m.

Após produção, levamos a modelo para dentro d’agua para a preparação.
Este é o momento em que fazemos a adaptação do modelo a água, fazendo com que ele/a se sinta tranquilo e seguro, e em sequência ensinamos como deve ser realizada a respiração, posicionamento frente a câmera, cuidados com a maquiagem e sua segurança.
Este procedimento tem duração em média de 20 minutos. E é necessário no mínimo Um auxiliar dentro d’agua para o/a modelo.

Depois da adaptação do fotografado na água, começamos o ensaio, fazemos as poses adequadas a cada pessoa dentro de suas possibilidades buscando sempre o melhor para conseguir extrair os melhores registros de cada um.
O ensaio tem duração de até 1h30, o que depende de cada modelo de acordo com suas limitações.
Depois do ensaio terminado, a/o modelo com ajuda do auxiliar, é retirado da água para se secar e voltar à sua cadeira de rodas e retornar a sua residência. As fotos são enviadas por email, em até 30 dias para ele/a.

CONFIRA AS FOTOS DO PROJETO

 

PARA SABER MAIS ACESSE AS REDES SOCIAIS DO PROJETO:

https://www.facebook.com/aguafotos/

https://www.instagram.com/aguafotos/

VEJA TAMBÉM A ENTREVISTA PARA A REDE GAZETA

https://globoplay.globo.com/v/6730946/

QUER FAZER UM ENSAIO TAMBÉM? ENTRE EM CONTATO COM A FRAN:

https://linktr.ee/aguafotos