Nesse ano surgiram muitas perguntas. Olha, todos os dias é uma verdadeira chuva de perguntas pelo facebook, instagram, e-mail e grupo de Whatsapp. Existem perguntas de todos os tipos como: de gente com dúvidas sobre cadeiras de rodas até gente querendo viajar.

Daí depois de analisarmos e respondermos muitas delas,  chegamos a conclusão de que muitas pessoas possuem as mesmas dúvidas e as respostas se encontravam  em artigos já publicados aqui no blog Casadaptada. De fato, nós gostaríamos que você tivesse lido todos os artigos já publicados por nós, mas compreendemos, que na era da informação,  que isso é algo super difícil.

Pensando nisso, selecionamos as perguntas que mais se destacaram esse ano e os post nos quais provavelmente você encontrará respostas para suas dúvidas. Para isso, decidimos fazer uma lista  ordenada por assunto, para você ler neste período de festas e descanso.

CADEIRA DE RODAS

Muita gente, nos escreve pedindo uma cadeira de rodas. Daí respondemos o seguinte:

Infelizmente, não temos condições financeiras de doar uma cadeira. Somos um blog criado inicialmente para suprir a falta de sites especializados em adaptação e informações acerca da lesão medular, uma casa e mundo acessíveis, assim como novos tratamentos e tecnologia assistiva, com o conteúdo direcionado, notícias e dicas de entretenimento, o blog favorece a troca de informações e experiências entre familiares, amigos e profissionais interessados em se aprofundar em temas pertinentes à todas as deficiências e à luta contra o preconceito.

Mas, te sugiro que solicite pelo SUS. O post abaixo tem as informações dos documentos necessários:

https://casadaptada.com.br/2014/09/como-conseguir-cadeira-de-rodas-motorizada-pelo-sus/

 https://casadaptada.com.br/2017/10/por-que-o-sus-nao-entrega-minha-cadeira-de-rodas-motorizada/

Uma outra sugestão é fazer uma vaquinha virtual. Como fez essa família para levantar fundos para a cirurgia da filha.

https://casadaptada.com.br/2017/12/pais-fazem-vaquinha-para-juntar-r-200-mil-e-bancar-cirurgia-da-bia/

BEXIGA NEUROGÊNICA

A bexiga neurogênica é famosa no mundo das pessoas que possuem algum tipo de lesão na medula. Quem nunca teve uma infecção urinária que atire uma caixa de antibiótico. Mas, graças a Deus a medicina está evoluindo e hoje existem vários remédios, aplicações de botox  etc que dão uma qualidade de vida para as pessoas que possuem bexiga neurogênica. Daí muita gente quer saber como conviver da melhor forma possível, com a bexiga neurogênica. Daí eu respondo:

No primeiro momento, sugiro que vc tenha o máximo de informações possíveis sobre o controle da bexiga e do intestino. Para isso, vou te repassar o link de alguns textos que tratam sobre o assunto.

https://casadaptada.com.br/2018/03/11-alimentos-para-evitar-em-caso-de-bexiga-hiperativa/

https://casadaptada.com.br/2016/12/bexiga-neurogenica/

COMO CONSEGUIR GRATUITAMENTE O CATETER HIDROFÍLICO

 

CIRURGIA DE BOTOX NA BEXIGA

https://casadaptada.com.br/2016/07/sobre-minha-3a-aplicacao-de-botox-na-bexiga/

https://casadaptada.com.br/2016/07/tetra-morando-so-3-botox-na-bexiga/

https://casadaptada.com.br/2015/06/cateterismo-de-bexiga/

https://casadaptada.com.br/2018/12/novo-site-sobre-cateterismo-intermitente-e-incontinencia-urinaria/

https://casadaptada.com.br/2018/10/mitrofanof-o-fim-das-minhas-infeccoes-urinarias-de-repeticao-cantinho-dos-cadeirantes/

DIREITOS QUE IMPACTAM NA VIDA FINANCEIRA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Para quem possui alguma deficiência, ter respaldo financeiro é importante pois, as pessoas com deficiência possuem peculiaridades que podem impactar no bolso. Por isso, recebemos muitas perguntas das pessoas querendo saber os principais direitos que as pessoas com deficiência possuem. Com eles, a pessoa conseguirá amenizar o impacto financeiro que a deficiência causa em suas vidas. Para isso, vamos listar as principais dúvidas sobre direitos que você nem imaginava existirem e que fazem a diferença na vida financeira das pessoas com deficiência.

  • PASSE LIVRE

Passe livre é uma autorização dada por um órgão ou instituição para que determinado indivíduo, de acordo com algumas condições, possa ter direitos especiais em relação a sua locomoção. Por norma, os passes livres estão relacionados com os meios de transportes públicos no Brasil, como os ônibus, metrôs, trens e etc.

Daí recebemos muitas perguntas de pessoas com deficiência querendo se podem solicitar o passe livre, de outras pessoas querendo saber como e onde podem solicitar o passe livre, que documentos são necessários para solicitar o passe livre.Para essas pessoas eu respondo: Por favor, veja estes post que têm as informações necessárias.

Sim, pessoal! O benefício é válido por três anos e precisa ser renovado ao fim deste período.

https://casadaptada.com.br/2018/05/meu-passe-livre-venceu-e-agora-como-renovar/

https://casadaptada.com.br/2018/04/confira-o-podcast-sobre-o-passe-livre-interestadual-e-tire-todas-as-duvidas-eu-participei/

https://casadaptada.com.br/2018/03/passe-livre-como-pedir/

https://casadaptada.com.br/2018/03/duvidas-sobre-o-passe-livre-participacao-no-podcast-ministerio-dos-transportes/

https://casadaptada.com.br/2018/03/passe-livre-o-que-era-bom-ficou-mais-acessivel-vejam-os-videos/

  • LOAS

Quem nunca contribuiu para o INSS também pode conseguir algum benefício. No âmbito da assistência social, para quem não contribui para o INSS, a legislação reserva a possibilidade de receber apenas um salário mínimo, sem direito ao abono anual. É o chamado LOAS  (Lei Orgânica da Assistência Social). Para as pessoas que buscam conseguir o LOAS e nos procuram sugerimos as seguintes postagens.

https://casadaptada.com.br/2017/09/loas-conheca-o-beneficio-de-r937-por-mes-do-inss-para-quem-nunca-contribuiu/

https://casadaptada.com.br/2018/07/idosos-e-pcds-devem-se-cadastrar-no-cadunico-para-nao-perder-beneficio/

https://casadaptada.com.br/2018/04/10-perguntas-e-respostas-sobre-o-recadastramento-do-bpc-de-idosos-e-pessoas-com-deficiencia-jurema-cintra/  

https://casadaptada.com.br/2018/01/respostas-sobre-trabalho-beneficios-e-aposentadoria-da-pessoa-com-deficiencia-blogvencerlimites/

  •  ISENÇÃO DE IMPOSTOS NA COMPRA DE CARROS 0 KM

Outro benefício é a isenção de impostos para compra de carros adaptados. Esse direito pode ajudar na mobilidade de quem possui alguma limitação.

Os carros que necessitam ser adaptados são isentos dos seguintes impostos:

– IPI, o imposto sobre produtos industrializados;

– IOF, o imposto sobre operação financeira;

– ICMS, o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços.

– O IPVA, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e é cobrado por cada Estado.

No total, os descontos podem ser de 20% a 30% do valor de mercado do carro. Para as pessoas que vão comprar um carro novo, mas ainda estão com dúvidas sugerimos as seguintes postagens.

https://casadaptada.com.br/2018/02/isencao-de-ipi-iof-icms-para-deficientes-guia-rapido-de-isencao-ii/

https://casadaptada.com.br/2018/05/isencao-de-ipi-para-pcd-pode-deixar-de-ter-intervalo-minimo-na-compra-de-automovel/

https://casadaptada.com.br/2018/07/30-doencas-que-dao-isencao-do-ipi-e-outros-impostos-na-aquisicao-de-veiculo-zero-km/

https://casadaptada.com.br/2018/11/receita-nao-pode-exigir-dois-medicos-para-comprovar-isencao-de-ipi-a-deficiente/

https://casadaptada.com.br/2018/08/limite-de-isencao-para-carros-e-como-podemos-mudar-esse-valor-defasado/

https://casadaptada.com.br/2018/09/principais-duvidas-sobre-carro-para-pcd/

PCD: Limite de R$ 70.000 já não é suficiente para cadeirantes

https://casadaptada.com.br/2018/12/limite-de-r-70-000-ja-nao-e-suficiente-para-pessoas-com-deficiencia/

https://casadaptada.com.br/2017/11/isencao-de-ipva-para-pessoas-com-deficiencias-e-ampliada-em-sao-paulo/

Fabio Castellotti

https://casadaptada.com.br/2017/11/1-em-cada-3-brasileiros-pode-ter-isencao-de-ipva/

  • AUXÍLIO-DOENÇA

É o benefício mensal a que tem direito o segurado inscrito no Regime Geral de Previdência Social quando ficar incapacitado para o trabalho em razão da doença.

É significativo saber que o fato de possuir a doença por si só não gera direitos na Previdência Social. Como qualquer outra doença, o que importa é se esta doença gera incapacidade. Por exemplo, um advogado que sofreu um acidente e lesionou a medula pode, depois de passar por um processo de reabilitação, continuar trabalhando. Para essas pessoas eu sugiro as seguintes postagens

https://casadaptada.com.br/2015/08/aprovado-na-cas-projeto-que-cria-auxilio-doenca-de-familiares/

https://casadaptada.com.br/2017/01/beneficiarios-do-inss-com-doencas-graves-tem-direito-isencao-do-ir/

https://casadaptada.com.br/2017/11/ha-risco-de-cancelarem-auxilio-e-aposentadoria-por-invalidez-saiba-evitar/

  • APOSENTADORIA

A aposentadoria por invalidez é permitida desde que a incapacidade para o trabalho seja vista como definitiva pela perícia médica do INSS.

Tem direito a prerrogativa a pessoa que não esteja em processo de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta o Sustento para a manutenção da vida. Para essas pessoas eu sugiro as seguintes postagens.

https://casadaptada.com.br/2018/05/aposentadorias-de-deficientes-e-por-invalidez-sofrerao-reducao-de-valor-com-reforma-da-previdencia/

https://casadaptada.com.br/2018/04/aposentadoria-por-invalidez-inss/

Geraldo Marcos Nogueira Pinto integrou o Conselho Pleno e presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ. Em 1990, sofreu um acidente de carro e ficou paraplégico. Atualmente, é subsecretário da Pessoa com Deficiência no Município do Rio de Janeiro. Imagem: Reprodução

https://casadaptada.com.br/2018/01/respostas-sobre-trabalho-beneficios-e-aposentadoria-da-pessoa-com-deficiencia-blogvencerlimites/

VIAJAR DE AVIÃO

Quando o final do ano vai chegando, os panetones invadem as prateleiras dos supermercados, começa a chover perguntas dos leitores que querem viajar mas não sabe se:

PODE

DEVE

PRECISA ( Ops. Quem é que pensa se precisa viajar? É claro que a gente sempre precisa de uma viagem… Eu hein!)

Pode parecer estranho, mas muitas pessoas apesar de terem pesquisado a fundo como é a acessibilidade do “paraíso” e os preços relacionados ao local, (Quanto custa as passagens já com as taxas? Consigo comprar com milhas? Quanto custa a hospedagem? De quanto dinheiro preciso para satisfazer seus desejos gastronômicos? Como vai se deslocar e quanto custa o transporte? Que tipo de passeios o roteiro oferece?Quais pretende fazer? Quanto custam? etc), veem seu sonho se transformar em pesadelo ainda no aeroporto. Para que a viagem das pessoas que nos procura seja um sucesso, sugerimos a leitura dos seguintes post. (Ah, não esqueça de postar uma foto da sua viagem lá no instagram e defini-la lá no instagram com 3 emojis, usar a #viajandocomacessibilidade e marcar @casadaptada)  

Além de Informações sobre MEDIF E FREMEC

MEDIF E FREMEC: DESCONTOS A PARTIR DE 80% PARA ACOMPANHANTES DE PASSAGEIROS COM DEFICIÊNCIA

https://casadaptada.com.br/2018/11/cadeirantes-em-avioes-brasil-investe-em-pesquisa-de-acessibilidade/

AVIAO PASSAGEM LAUDO DESCONTO (15)

https://casadaptada.com.br/2014/11/veja-quais-sao-as-normas-para-pessoas-com-necessidades-especiais-em-viagens-de-aviao/

AVIAO deficiente

https://casadaptada.com.br/2016/05/vai-viajar-de-aviao-veja-algumas-informacoes-para-as-pessoas-com-deficiencia-e-idosos/

https://casadaptada.com.br/2016/08/cadeirante-voa-de-sp-ao-rio-e-enfrenta-de-elevador-interditado-aviao-lotado/

https://casadaptada.com.br/2016/12/como-viajar-de-aviao-com-cadeira-de-rodas/

https://casadaptada.com.br/2017/09/tetraplegico-em-tensao-de-aviao/

https://casadaptada.com.br/2018/05/como-se-preparar-para-viajar-de-aviao-quando-se-e-pessoa-com-deficiencia-fisica/

CONCURSO

Para aqueles que buscam alcançar a tão sonhada carreira pública e, consequentemente, uma vida melhor. Já sugerimos as seguintes postagens.

Direito das pessoas com deficiência para concurso

https://casadaptada.com.br/2018/11/5-apostilas-de-direitos-das-pessoas-com-deficiencia-para-concurso-veja-o-video/

https://casadaptada.com.br/2018/10/integra-do-decreto-9-508-reserva-as-pessoas-com-deficiencia-percentual-de-cargos-e-de-empregos-publicos-ofertados-em-concursos-publicos/?fbclid=IwAR1VjwjMVnAhwLqBdsfU681vAl6fL3WH1HVLwGym09NcPwpru13f2sxhfLU

https://casadaptada.com.br/2018/11/nota-contra-as-alteracoes-do-decreto-9-546-2018-que-restabelece-compatibilidade-de-funcoes-e-deficiencia-aptidao-plena-do-candidato-para-concursos-publicos/

SEXO

Muita gente sem deficiência nos escreve dizendo que está apaixonado(a) por uma pessoa com deficiência e não sabe como agir com a pessoa, também recebemos perguntas de pessoas com deficiência que querem saber se podem ou não podem ter filhos e por aí vai… Para os apaixonados e apaixonadas de plantão, sugerimos os seguintes textos.

Arquivo Pessoal

https://casadaptada.com.br/2018/11/nao-imaginei-que-apos-ficar-paraplegica-eu-seria-tao-feliz-no-sexo/

https://casadaptada.com.br/2018/11/cadeirantes-tambem-podem-ser-adeptos-ao-sexo-sem-compromisso-cantinho-dos-cadeirantes/

Reprodução/Instagram/@juzinha.caldas

https://casadaptada.com.br/2018/10/juliana-caldas-fala-sobre-relacao-entre-sexo-e-nanismo-todo-mundo-transa/

https://casadaptada.com.br/2018/10/redescobri-o-sexo-15-dias-apos-ficar-paraplegico-diz-ex-bbb-fernando-fernandes/

https://casadaptada.com.br/2018/01/jovem-paraplegica-faz-relato-inspirador-sobre-sexo/

https://casadaptada.com.br/2017/10/amor-sexo-da-pessoa-com-deficiencia-entra-em-debate-no-episodio-de-encerramento-da-webserie-da-sompo-seguros/

BBC

https://casadaptada.com.br/2017/05/sempre-fui-amiga-nunca-amante-por-que-o-tema-sexo-e-deficiencia-ainda-e-tabu/

Arquivo pessoal

https://casadaptada.com.br/2017/07/cadeirante-fala-dos-desafios-do-sexo-tive-medo-de-nao-poder-mais-transar/

 

MAIS POSTS SOBRE AMOR & SEXO:

https://casadaptada.com.br/2016/12/sexualidade-e-suas-curiosidades/

https://casadaptada.com.br/2016/06/9-coisas-que-voce-deveria-saber-sobre-namorar-alguem-com-deficiencia/

https://casadaptada.com.br/2016/06/deficiente-deve-ter-vida-sexual-e-possivel/

https://casadaptada.com.br/2017/01/10-mitos-sobre-sexualidade-de-cadeirantes/

https://casadaptada.com.br/2016/06/me-apaixonei-por-um-cadeirante-e-agora-sexo-e-afins/

https://casadaptada.com.br/2015/08/posicoes-sexuais-mais-prazerosas-para-o-cadeirante-e-sua-parceira/

 

E você ,tem alguma dúvida que não encontrou aqui? escreve pra gente

Feliz Natal e Boas Festas