Emma Yang, 13 anos, uma jovem cientista brilhante e ganhadora de prêmios, motivada pelas dificuldades da avó com Alzheimer, desenvolveu um aplicativo inovador focado nas principais dificuldades do cotidiano enfrentadas pelas pessoas com Alzheimer e seus familiares.

Timeless ajuda com os aspectos da vida cotidiana dos pacientes de Alzheimer no que diz respeito à perda de memória e à confusão mental. As principais funções do aplicativo são:

  • Ajudar a lembrar de eventos (possui uma aba com uma lista de lembretes e tarefas diárias) ,
  • Manter envolvimento com o que está acontecendo com seus amigos e familiares
  • Entrar em contato com amigos e familiares sem precisar lembrar o número (através de uma aba de contatos com fotos dos membros da família e amigos com fotos e informações como grau de parentesco e detalhes da relação)
  • Lembrar e reconhecer as pessoas e o seu relacionamento com elas através do reconhecimento facial. O usuário vai poder tirar uma foto da pessoa que ele não reconheceu e o app lhe dirá quem é (filho, amigo, cuidador, etc)

Para abordar essas funções, o Timeless oferece:

  • Calendário de eventos
  • Photostream da família e amigos
  • Álbum da família e amigos todos rotulados com nome e parentesco para ajudar o paciente a conectar um rosto a um nome,
  • Reconhecimento facial para identificar quem é uma pessoa
  • Lista telefônica com imagens

A função inovadora do Timeless é sua integração com um serviço de reconhecimento facial baseado em IA chamado Kairos, que fornece a base para o aplicativo reconhecer rostos conhecidos e cadastrados no app.  O reconhecimento gera conforto emocional para os pacientes de Alzheimer e menos confusão em seu cotidiano.

O Timeless é atualmente um protótipo funcional criado usando a tecnologia Swift, que é uma nova programação desenvolvida pela Apple para a criação de aplicativos iOS móveis. O próximo passo é desenvolver totalmente o aplicativo com integração aprimorada, disponibilizar o aplicativo para iPad e criar aplicativos de acessórios para a plataforma Apple Watch e Apple TV.

Para que isso ocorra mais rapidamente possível você pode colaborar com a jovem cientista Emma Yang, apoiando o seu projeto e fazendo uma doação para campanha de crowdfunding que ela criou para financiar seu projeto.

E para terminar esse post, uma citação profunda e motivadora retirada do blog de Emma:

Para realizar grandes coisas, devemos não apenas agir, mas também sonhar, não apenas planejar, mas também crer”  Anatole France

Source: Timeless: aplicativo para facilitar a rotina de pessoas com Alzheimer | Reab.me