Ela será a primeira aluna com a condição a concluir o curso na PUCRS
Conheça a história de Aline, jovem com síndrome de Down que vai se formar em Educação Física Isadora Neumann/Agencia RBS
Sorriso largo de quem faz história – Foto: Isadora Neumann / Agencia RBS
 
por Elana Mazon – elana.mazon@diariogaucho.com.br
 
Foi distribuindo abraços que Aline Colares, 29 anos, circulou pelas dependências do Parque Esportivo da PUCRS, na quarta-feira passada, quando conversou com o Diário Gaúcho. Recepcionistas, instrutores, funcionários da limpeza: todos recebiam um “boa tarde” caloroso e um sorriso. Vários deles são amigos de longa data da família Colares, composta ainda pela costureira Iara, 62 anos, e pelo eletrotécnico aposentado Antônio, 63, do bairro Partenon, em Porto Alegre, e não hesitavam em perguntar:
 
– E então, como está a expectativa para o grande dia?
 
Aline respondia:
 
– Não estou ansiosa. O problema vai ser controlar a emoção!
 
É que, neste sábado, Aline se forma, concluindo uma jornada que durou oito anos e meio. Se para qualquer aluno terminar a faculdade representa um marco importante, para ela, tem um sabor ainda mais especial. É que a formanda nasceu com síndrome de Down e será a primeira aluna com esta condição a concluir o curso de Educação Física na PUCRS.
 
                                      
                                 Prova de toga para o grande dia Foto: Arquivo Pessoal
 
A iniciativa de entrar na universidade foi da própria Aline, logo após finalizar o Ensino Médio. Os pais não tinham tanta pressa. Acreditavam que ela poderia se dedicar, por algum tempo, à preparação para o vestibular. Mas a filha insistiu.
 
– Levamos a Aline para fazer a prova sem grandes expectativas. Sabíamos que é normal não passar. Mas ela entrou de primeira – conta Iara.
 
A escolha da profissão se deu devido a uma paixão antiga: nadar. Aline entrou em uma piscina pela primeira vez quando tinha poucos meses de vida. Desde então, nunca mais parou de praticar esportes.
 
– Adoro a água, me sinto muito bem. Já fiz várias travessias em mar aberto. Gosto de qualquer esporte. Futebol, exercícios na academia… Sem dúvidas, escolhi Educação Física por causa disto – conta.
 
 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 01/08/2018: Aline Colares, aluna de Educação Física da PUCRS, se forma no sábado. Ela tem Síndrome de Down.Indexador: ISADORA NEUMANN
Além da natação, futebol é outra paixão – Foto: Isadora Neumann / Agencia RBS
 
Futuro
Um dos primeiros desafios foi interagir com os colegas e professores, logo que entrou no curso, em 2009. É que Aline se diz muito tímida. Alguns anos depois, deparou com outro obstáculo:
 
– O Trabalho de Conclusão de Curso. Fiz sobre atividade física na terceira idade, a partir do aspecto motivacional. Foi difícil, mas consegui finalizar. Foi gratificante trabalhar com este público.
 
Há dois anos, ela trabalha como auxiliar do professor de Educação Física do Colégio Rainha do Brasil, onde estudou desde o Ensino Fundamental.
 
– Trabalho com crianças pequenas, de quatro a seis anos. Eu adoro!
 
Quando questionada sobre seus planos para o futuro, Aline tem as respostas na ponta da língua.
 
– Quero tirar a carteira de motorista e aprender a falar inglês. Na minha área, é comum lidar com estrangeiros, em função do esporte. Acho importante – diz.
 
Neste momento da entrevista, quando a repórter inicia a próxima pergunta, Aline, já mais solta, interrompe e pede para acrescentar uma informação importante:
 
– Tudo isso é para 2019, tá? Em 2018, vou descansar.
 
 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 01/08/2018: Aline Colares, aluna de Educação Física da PUCRS, se forma no sábado. Ela tem Síndrome de Down.Indexador: ISADORA NEUMANN
Iara e Antônio são apoiadores incondicionais – Foto: Isadora Neumann / Agencia RBS
 
Apoio em todos os momentos
Aline enche a boca para dizer que Antônio e Iara são seus maiores apoiadores em qualquer coisa que decida fazer. A mãe, por sua vez, é só elogios para a filha:
 
– Ela é muito determinada. Em momentos mais complicados, chegamos a dizer que ela poderia dar um tempo ou até desistir. Mas nossa filha nunca cogitou isso.
 
E o paizão completa:
 
– A gente sabe que existem barreiras. É indescritível ver a Aline agora. Nosso sentimento é de orgulho, de dever cumprido.
 
Mas a lista de pessoas que auxiliaram no caminho até a formatura é grande. Desafiada a destacar alguém, Aline cita a professora Vera Brauner, sua docente na disciplina de Atividade Física, Saúde e Sociedade.
 
– Ela me ajudou de diversas formas. A cada semestre, me orientava sobre as cadeiras que devia escolher, e também me incentivou a fazer trabalho voluntário, o que foi muito importante – conta a formanda.
 
 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 01/08/2018: Aline Colares, aluna de Educação Física da PUCRS, se forma no sábado. Ela tem Síndrome de Down.Indexador: ISADORA NEUMANN
Vera enche a aluna de elogios – Foto: Isadora Neumann / Agencia RBS
 
A professora retribui:
 
– A Aline foi um desafio para todos os professores do curso, mas nunca recebeu privilégios, apenas o nosso apoio. O mérito de estar aqui é todo dela. É dedicada, disciplinada, cuidadosa, educada. Um exemplo para qualquer aluno.
 
 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 01/08/2018: Aline Colares, aluna de Educação Física da PUCRS, se forma no sábado. Ela tem Síndrome de Down.Indexador: ISADORA NEUMANN
Aline está pronta para seus próximos voos – Foto: Isadora Neumann / Agencia RBS