Marina Zylberstajn soube da síndrome do Pepo, de sete meses, um dia após o nascimento. Aqui, ela abre o coração sobre a descoberta e as consequentes transformações na sua vida
 
por DEPOIMENTO À PAULA MERLO
 
Marina Zylberstajn e Pepo (Foto: Reprodução/Instagram)
Marina Zylberstajn e Pepo (Foto: Reprodução/Instagram)
 
“Antes do nascimento do Pedro, era mãe de duas crianças: a Nina e o Felipe. Trabalhava como professora há 14 anos e tudo estava tranquilo. Juro que a rotina de voltar a trabalhar e cuidar dos dois era tão equilibrada, que eu e o Henri, meu marido, decidimos ter o terceiro bebê. Nós dois viemos de uma família com três filhos, por isso queríamos tanto…
 
gravidez foi muito tranquila, a mais tranquila. Fiz todos os exames necessários: o ultrassom morfológico [feito, geralmente, na 22ª gestação do bebê, para avaliar seu desenvolvimento], os de rotina, os exames de coração, etc. E tudo ia bem!
 
Ao completar 36 semanas, porém, um ultrassom mostrou que o fluxo do cordão umbilical não estava tão bom. Pedro estava com pouco oxigênio e teve que nascer antes da hora – naquele mesmo dia! Felizmente, consegui fazer parto normal. Era dia 12 de fevereiro de 2018, a segunda-feira de Carnaval.
 
Logo após o parto, os médicos já notaram características da síndrome de Down e a possibilidade de ele ter a tal Trissomia [quando o bebê tem três cópias de um cromossomo em vez de duas] nos foi confirmada já no dia seguinte.
 
Ah, como foi saber que meu filho tinha uma síndrome? Meu mundo caiu – claro! Não conseguia acreditar que aquilo estava acontecendo. Só pensava em como nenhum exame havia detectado…
 
Marina Zylberstajn, Pepo e família (Foto: Reprodução/Instagram)
Marina Zylberstajn, Pepo e família (Foto: Reprodução/Instagram)
 
Pepo (como carinhosamente apelidamos o Pedro) foi para a UTI Semi-Intensiva, onde ficou por 22 dias. Nesse período, consegui assimilar tudo o que estava acontecendo. Cada dia que passei na UTI com ele foi importantíssimo para eu ver que a síndrome pouco me importava. O que, de fato, eu mais queria era ter meu filho com saúde, em casa, com toda a minha família.
 
Nunca, nunca mesmo, enxerguei o Pepo de maneira diferente de como vejo meus outros dois filhos. Ele é, sim, uma criança normal, que precisa (apenas) de mais estímulos e atenção. O resto é colo e amor.
 
Apesar do choque do início, em momento algum eu questionei o porquê do Pepo ter Down. Acredito que essa é a minha missão aqui na Terra. Ganhei a oportunidade de ver o mundo sobre outra ótica – e ainda em vida! Existe presente melhor?
 
Hoje sinto que o nascimento do Pepo me transformou em vários sentidos. Passei a respeitar as diferenças, a valorizar mais o tempo e a curtir cada minuto dele. Já não fico tão presa ao futuro, ao depois… E olha que sempre fui uma pessoa ansiosa, com a cabecinha lá na frente. Também me tornei uma profissional mais atenta e conectada às diferentes demandas dos meus alunos.
 
O casamento também melhorou – sério! Eu e meu marido ficamos mais próximos, pois unimos nossas forças para enfrentar os desafios do dia a dia. Sei que muitos contratempos ainda estão por vir, mas me sinto pronta para lidar com o que vier. A ‘culpa’ disso é o amor que sentimos pelo Pepo.
 
Também faço com que minha agenda tenha um tempo para mim. Essa é, com certeza, a parte mais difícil. Quando você vira mãe, o seu tempo não é mais seu… É dos filhos! Mas, encontrei uma janela para fazer ginástica duas vezes na semana, além de uma massagem. E, olha, esse tempo é essencial.
 
Sobre a decisão de compartilhar a rotina da nossa família no Instagram [Marina e o marido alimentam a página @pepozylber diariamente com histórias do bebê e da família] foi, também, uma maneira de acolher e oferecer colo a quem está passando pelo susto que eu já passei. Quero mostrar que ter um filho como o Pepo é um presente. Até brinco que ganhei na loteria da vida, já que um dos exames que fiz a chance de ele nascer com a Trissomia era de 1 em 1027.”
 
Pepo, baby-influencer. Siga ele no @pepozylber (Foto: Reprodução/Instagram)
Pepo, baby-influencer. Siga ele no @pepozylber (Foto: Reprodução/Instagram)