O Festival de Cinema Acessível entrará na sua quarta temporada, em 6 e 10 de outubro (semana da criança), com Divertidamente, e em 10 e 14 de novembro (durante a Feira do Livro), com Frozen. Neste ano, a ênfase será dada ao público infanto-juvenil, em evento que é para toda a família. Será o “Festival de Cinema Acessível Kids”. Os filmes, com LIBRAS, audiodescrição e legenda descritiva, podem ser vistos por todos, pessoas, com deficiências auditivas, visuais, cognitivas e intelectuais. Está aberta a captação para Meu Malvado Favorito 2, pela Lei Rouanet. O festival é uma oportunidade única para quem nunca teve a experiência de ir ao cinema, e, para quem não tem limitações auditivas ou visuais, além de eventualmente acompanhar alguém que tenha, é a chance de viver uma grande experiência, de se colocar no lugar do outro, em momento extremamente humano e enriquecedor. As pessoas com deficiência costumam definir a experiência como “libertadora”. No caso específico da versão “kids”, o evento tem forte cunho educativo ao possibilitar que crianças convivam com as diferenças e aprendam a respeitá-las.

O formato pelo qual as tecnologias são inseridas nos filmes é pioneiro e único: são apresentadas de forma simultânea e sem sobreposição à obra, o que proporciona o convívio entre pessoas com e sem deficiência. Além disso, é a primeira mostra de filmes internacionais de sucesso com temática juvenil e infantil.

As pessoas com algum tipo de deficiência severa são um quarto da população brasileira, conforme o IBGE.

O festival tem a chancela da Unesco e, por meio da Lei Rouanet, patrocínio de Banco Renner, Bem Promotora e Grupo DLL.

É a segunda etapa do Festival de Cinema Acessível Kids. O projeto será exibido no Santander Cultural, que tem acessibilidade plena, com rampa de acesso e alta qualidade técnica de áudio e vídeo.

Para quem quiser conhecer melhor a técnica:

Recorte do filme Malévola com três tecnologias de acessibilidade (audiodescrição, libras e legendas explicativas)

http://http://desenvolver-rs.com.br/4476/educacao/festival-de-cinema-acessivel-tera-edicao-kids-com-programacao-para-toda-a-familia/

Léo Gerchmannpagina_2739-560x420

Informações contidas no cartaz:
Ministério da Cultura apresenta:
Festival de Cinema Acessível Kids.
Libras, legendas e audiodescrição.
A arte audiovisual para todos.
Divertidamente
06 de outubro, 15h.
Entrada franca.
Cine Santander Cultural, rua 7 de Setembro 1028.
Lei de Incentivo à Cultura.
Apoio: Unesco, Santander Cultural, UCERGS, ACERGS, FADERS e Prana Filmes.
Patrocínio: Grupo DLL, Banco Renner e Bem Promotora.
Realização: Som da Luz, Ministério da Cultura e Governo Federal.

(descrição da imagem)
O cartaz promocional do Festival de Cinema Acessível Kids é colorido e vertical. No alto, sobre uma faixa de fundo azul claro que ocupa mais ou menos um terço do cartaz, à esquerda uma câmera em cartoon com o nome Som da Luz destaca com um facho de luz o título do evento, na direita, em letras maiúsculas amarelas e cor de laranja. A palavra Kids está dentro de uma claquete, um pequeno quadro com uma barra móvel na parte de cima, que é batida no início da gravação de uma cena para ajudar no trabalho de montagem de um filme. Abaixo da faixa azul, uma faixa branca fina, escrito em azul “A arte visual para todos”. Logo após a faixa branca, em um retângulo de fundo laranja que ocupa quase dois terços do cartaz, uma imagem retangular que lembra um pedaço de rolo de filme, com furinhos nas bordas de baixo e de cima, retrata parte da sala de comando do filme Divertidamente. Atrás da mesa de comando, da esquerda para a direita estão os personagens: Raiva, Nojinho, Alegria, Medo e Tristeza, todos olhando para nós. O título do filme, em branco, está a direita, também inscrito em um pedaço de rolo de filme branco juntamente com a data, horário e local de exibição do filme. Uma faixa branca no rodapé traz as logomarcas dos apoiadores, patrocinadores e realizadores. (fim da descrição)

Source: Porto Alegre recebe Festival de Cinema Acessível Kids em Outubro – Inclusive – Inclusão e Cidadania