Reprodução/University of Minnesota/McAlpine Lab
O "olho biônico" impresso em 3D
O “olho biônico” impresso em 3D
 
Do BOL, em São Paulo
 
Pela primeira vez, pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, conseguiram desenvolver uma série de receptores de luz sobre uma superfície hemisférica – uma espécie de retina artificial criada através de uma impressora 3D.
 
A criação é um passo significativo para o desenvolvimento de um “olho biônico”, que poderá ajudar pessoas cegas a enxergar ou ainda melhorar a visão. A informação foi divulgada no Science Daily.
 
“Os olhos biônicos geralmente são considerados ficção científica, mas agora estamos mais próximos do que nunca com a técnica de uma impressora 3D multimaterial”, declarou o professor, Michael McAlpine, um dos responsáveis pelo pelo estudo.
 
Tudo começou quando os pesquisadores adaptaram uma impressora 3D para imprimir eletrônicos em uma superfície curva. Uma tinta base com partículas de prata foi aplicada e secou uniformemente, sem escorrer pela superfície curva. Depois, foi usado materiais polímeros semicondutores para imprimir fotodiodos, que convertem luz em eletricidade. O processo levou cerca de 1 hora.
 
Veja o vídeo abaixo.
McAlpine e sua equipe ficaram conhecidos após a impressão de um “ouvido biônico”. Desde então, o trabalho dos pesquisadores é voltado para o desenvolvimento de órgãos artificiais para auxiliar a prática cirúrgica.
 
De acordo com o Science Daily, a criação de um “olho biônico” tem uma motivação pessoal para McAlpine. “Minha mãe é cega de um olho e sempre que eu falo sobre o meu trabalho, ela pergunta: ‘Quando você vai me imprimir um olho biônico?'”, contou o professor.
 
Apesar do caminho ser longo, o próximo passo de McAlpine é criar um protótipo com mais receptores de luz para que ele se torne ainda mais eficiente. A pesquisa e todo o trabalho da equipe da Universidade de Minnesota foi publicada na revista científica Advanced Materiais.