Pai estava lavando louça quando a filha com menos de 1 ano disse “papai” em libras pela primeira vez: ‘Ela me surpreendeu, fiquei muito emocionado’.
 
Criança de 2 anos conversa em libras com a família . — Foto: Reprodução TV Morena
 
Por Alexandre Cabral e Flávio Dias, TV Morena — Campo Grande
 
Manuela Armstrong Martins, de 2 anos, já fala e tem uma audição perfeita. Há 1 ano ela começou a aprender os primeiros gestos na Língua Brasileira de Sinais (Libras) com a própria mãe, Thatyane Martins, e hoje não há barreiras na comunicação da família que mora em Campo Grande (MS).
 
De acordo com o pai de Manu, Ralf Amorim Armstrong, de 34 anos, ele ficou emocionado quando a filha começou a se comunicar em libras antes mesmo de completar o primeiro ano de vida:
 
                           Manu antes mesmo de compeltar 1 ano, começou a aprender libras para comunicar-se com os pais. — Foto: arquivo pessoal.
 
 
“A primeira vez eu estava lavando louça quando ela chegou em mim e me chamou de ‘papai’ em libras. Depois disso, ela só foi se aperfeiçoando”, explica.
 
Ralf lembra que ficou muito contente, porque viu o esforço da filha, tão pequena, tentando falar com os pais na língua deles. Foi a mãe que começou a ensinar a criança a conversar em libras, assim como a outra filha do casal. Thaminy Martins, de 13 anos, também nasceu com a audição perfeita. A mãe precisou adaptar-se para atender as filhas porque, por exemplo, não ouvia o choro das crianças. Por telefone, a irmã de Ralf, Janaine de Barros, traduziu o depoimento de Thatyane para a equipe do G1:
 
“Como não ouvia a Manu chorar quando era bem pequena eu tive que colocá-la para dormir comigo e assim passei a entender os horários que ela acordava, mamava e até mesmo para dar banho nela. Chegou um ponto em que ela já não chorava para chamar minha atenção, ela me puxava”, relembra a mãe .
 
Mãe conversa em libras com filha de dois anos. — Foto: Reprodução / TV Morena
 
Thaminy é quem traduz o depoimento dos pais. Ela explica que a irmã está aprendendo a identificar os animais, e do jeito dela, fala com os pais. Para a mãe, para pais surdos, ter filhos que falam e ouvem normalmente não representa uma dificuldade, pelo contrário: “É um presente de Deus para deixar a vida de todos mais bonita”.