Está chegando o dia de você ir votar e se você ainda não sabe em quem votar não se preocupe você não é o único nem a única. E como nós já sabíamos que isso ia acontecer resolvemos bater um papo com alguns candidatos que levantam a bandeira da inclusão.

Dando continuidade a série de entrevistas com os candidatos, hoje temos Yves Carbinatti. Ele vai falar um pouco sobre seu plano de governo, sobre as suas prioridades, sobre as suas propostas e principalmente para descobrirmos que candidato é esse.

 

Sempre ativo em diversas áreas da sociedade, o pré-candidato desde o início da sua juventude focou nas áreas ligadas ao esporte, como atleta é faixa preta de jiu-jitsu e conquistou diversos títulos, nacionais e internacionais. Em 2008 após um acidente automobilístico ficou paraplégico, no entanto sua vontade e superação não impediram de dar continuidade aos seus projetos. Desenvolveu com ajuda de profissionais da área a modalidade de jiu-jitsu adaptado, se tornando embaixador mundial desse esporte. Além disso se tornou o primeiro piloto deficiente físico a disputar uma categoria da Stock Car Jr.

Formado em Engenharia de Produção, em 2016 decidiu pela primeira vez se lançar candidato, ocasião em que já na primeira disputa foi eleito o primeiro vereador do PPS no município de Rio Claro/SP.

Atualmente divide suas funções de Vereador com sua paixão pelo esporte, mas atuando na área de organização de eventos principalmente na área de artes marciais, realizando diversos eventos com apoio de renomados atletas como Rodrigo Minoutauro, além de diversos projetos sociais ligados a esta modalidade.

1-Fale um pouco sobre sua trajetória pessoal, profissional e política.

Tenho 31 anos, nascido e criado na cidade de Rio Claro/SP, engenheiro de produção de formação, atleta, faixa preta de jiu-jitsu. Em 2008 sofri um acidente automobilístico que me deixou na cadeira de rodas. A partir desse momento posso dizer que minha vida se transformou. Comecei a ver a vida de uma maneira diferente e nunca me senti vitima do acidente. Finalizei minha faculdade, me tornei o primeiro faixa preta de jiu-jitsu cadeirante do mundo (antes do acidente era faixa roxa), fui criador e embaixador mundial do Jiu-jitsu adaptado. Vendo a necessidade das pessoas, principalmente das pessoas que possuem algum tipo de deficiência concorri como vereador pela primeira vez no ano de 2016 e já na primeira tentativa fui eleito vereador na cidade de Rio Claro.

Como vereador foquei principalmente na fiscalização dos gastos públicos, apresentando diversos requerimentos sobre contratações e licitações, criando inclusive a frente parlamentar de transparência e fiscalização. Dentre os projetos de lei, destaco o do incentivo a doação de sangue, comissão permanente da pessoa com deficiência e projeto que obriga todos os eventos do município a instalarem banheiros químicos adaptados.

2-Por que e para que você quer ser eleito Deputado Federal? Cite bons motivos para o eleitor votar no seu nome.

Acredito que possa oferecer muito a população, no meu primeiro ano como vereador, fui eleito um dos vereadores mais ativos de minha cidade. Além disso, penso que a política necessita de renovação, com ideias diferentes, principalmente de pessoas mais jovens. Embora o momento seja de repulso aos políticos acredito que seja nessa hora que quem quer fazer alguma coisa diferente deve dar a cara a tapa.

3-Qual será seu principal lema de campanha e por quê?

O meu lema de campanha será lutar e superar para o Brasil melhorar. Temos muitos desafios em nosso país e somente através de muita luta e superação conseguiremos enfrentar nossos desafios. O momento é de conscientizar a população sobre os problemas e dificuldades e juntos lutarmos para superar os desafios.

4-Toda a população espera mudanças e todo candidato traz no seu discurso “essa mudança”. Como mudar nesse cenário tão engessado, um ambiente formado por muitas pessoas do tempo de 1900?  Ou seja, como você pretende promover essa mudança?

Esse provavelmente seja o maior desafio, mudar a cabeça daqueles que estão lá dentro. A única forma de eu mudar isso é implantando a minha filosofia de trabalho. Com certeza se elegermos pessoas diferentes teremos mais chances de mudarmos a forma atual de como é feito política em nosso país.

5-Todos os pré-candidatos prometem melhorar a educação, saúde, transporte público, segurança, etc. Qual será sua prioridade em Educação, caso venha ser eleito?

Minha prioridade quanto a educação é a valorização dos professores e a implantação de escolas em período integral, com implantação de matérias técnicas e atividades esportivas e culturais, de forma que os jovens fiquem mais tempo na escola, com atividades que de fato ajudem a complementar sua formação humana.

6-Conforme o site da Câmara Municipal de Rio Claro foi aprovado o projeto de lei nº 025/2017, de sua autoria, que institui a campanha anual de mobilização e doação de sangue no município. Como consiste essa campanha, ela funcionou, aumentou o número de doadores? Por que fazer apenas uma campanha de mobilização de duas semanas antes do carnaval e nas férias escolares de julho e dezembro se há a necessidade de uma regularidade de doadores?

Esse foi meu primeiro projeto aprovado. Em conversa com o banco de sangue do nosso município esses foram os momentos apontados como os mais críticos, ou seja, existe um aumenta da demanda e diminui o número de doadores. Embora eu tenha ciência que a doação é necessária com frequência, nossa intenção foi a de sanar os momentos mais críticos. A campanha funcionou e ainda funciona, consiste numa divulgação pela prefeitura e pela Câmara Municipal, através de cartazes e panfletos em diversos pontos, informando sobre a necessidade da doação principalmente nessas épocas. Além disso divulgo em minhas redes sociais vídeos informando sobre a necessidade e graças a Deus sempre que ocorre a divulgação existe um aumento considerável nas doações.

7Como você analisa o esporte hoje? E o que você pretende fazer para melhorá-lo?

Como atleta sei da importância do esporte e sei também que a forma de melhorar nosso esporte é incentiva-lo desde o começo da vida. É necessário a implantação de atividades esportivas com qualidade nas escolas e desenvolvimento de projetos sociais principalmente em áreas mais carentes. O esporte é capaz de trazer disciplina e responsabilidade aos jovens,

8- As drogas além de um gravíssimo problema social, geram doenças e em muitos casos levam à morte. O que você fará para enfrentar esse mal que se espalha em todos os estados do país?

No meu ponto de vista o problema das drogas é um conjunto de vários fatores. Educação de má qualidade, jovens ociosos por muito tempo, jovens que não podem trabalhar devido a leis que proíbem o início de uma atividade profissional antes dos 18 anos. O problema tem que ser enfrentado na base. Acredito que com uma educação de melhor qualidade, com escolas em período integral nos moldes da resposta anterior, preparando o jovem para o mercado de trabalho e com incentivo a contratação de jovens para desempenhar algumas funções profissionais é possível reduzir o problema das drogas. Um jovem ocioso em casa enquanto seus pais trabalham, sem perspectiva de vida, sem uma atividade a ser desempenhada é muito mais fácil de se envolver com drogas.

9-Você é a favor ou contra a Reforma da Previdência? Justifique sua resposta.  
Pelas informações que temos acesso acredito que seja necessária uma reforma da previdência, mas uma reforma que não atinja aqueles que estão em via de aposentar e uma reforma efetiva que modifique a forma de cobrar principalmente as grandes empresas que possuem dívidas milionárias. Não adianta aplicar a reforma apenas sobre o contribuinte trabalhador. O que efetivamente precisa ser feito é uma melhor fiscalização quanto a arrecadação pelos grandes contribuintes.

10-O que as pessoas com deficiência podem esperar de novo, em relação à inclusão, em seu mandato?

Acredito que o mais importante seja uma campanha de conscientização. Não adianta construirmos rampas em todas as esquinas se não conscientizarmos o motorista que ele não pode para em frente a rampa. É um processo lento, mas é muito importante investirmos na conscientização das dificuldades dos deficientes, bem como aplicar sanções efetivas para quem desrespeitar.

11- Nosso país ainda tem desafios gigantescos para promover acesso às pessoas com deficiência à escola, ao mercado de trabalho e à vida social básica. De que forma no seu mandato você poderá contribuir para melhorar essa realidade?

Quando falamos de conscientização esse processo passa também pelo poder público no sentido de preparar melhor as escolas, não apenas com estrutura física, mas também com profissionais capacitados. A partir do momento que existir uma base melhor, com uma adequação especial para aqueles que precisam de uma atenção diferente os efeitos nos outros campos irão aparecer.

12-Qual o seu diagnóstico acerca do cumprimento da inclusão e acessibilidade hoje no estado?

Acredito que embora ainda seja deficiente, muito se avançou na questão de reabilitação e acessibilidade principalmente no estado de São Paulo. Porém, sei que ainda está muito aquém de chegar a todos os deficientes. Como deputado pretendo ajudar com projetos de lei e participando ativamente da fiscalização e cumprimento das leis vigentes.

13- Como vê o empreendedorismo e empregabilidade da pessoa com deficiência?

Com relação ao empreendedorismo acredito que dependa somente do ser humano. Já a empregabilidade apesar de previsão de reserva de vagas na lei ainda existe uma dificuldade de se cumprir, muitas vezes até mesmo pela dificuldade em se encontrar um deficiente apto a desenvolver determinada função. Outra questão é a falta de acessibilidade nas empresas, as quais querem escolher as pessoas por grau de deficiência, não permitindo a inclusão de uma grande parcela da população com deficiência.

14-Você sabe bem as dificuldades e desafios enfrentados no dia a dia das pessoas com deficiência. Nesse sentido, o que vocês farão, no tocante à promoção da saúde da pessoa com deficiência e fornecimento de cadeiras, materiais descartáveis, como cateter hidrofílico, fraldas, além de remédios, cirurgias e atendimento pelo SUS?

Além de uma fiscalização mais efetiva sobre repasse de verbas para esses fins, é possível destinarmos emendas especificas para aquisição desses produtos, de forma que não falte remédios e equipamentos básicos nos postos de saúde e locais de distribuição que são as pontas, onde as pessoas principalmente as mais carentes se socorrem. Inclusive como vereador, apresentei diversos requerimentos cobrando o fornecimento desses materiais e fiscalizo eventuais faltas de algum material.

15-Qual é a estimativa de gastos para a sua campanha?

Minha estimativa de gastos é de R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais). Tudo declarado no site do TSE.

 

Acesse as redes sociais do Yves:

https://www.instagram.com/yvescarbinatti/

https://www.facebook.com/yvescarbinatti2300/

 

E você, quer saber um pouco mais sobre os candidatos pelo Brasil? Deixe seu questionamento logo abaixo, tem alguma sugestão de candidato que queira que entrevistemos na sua região? Manda pra gente!!