A Ford Argentina e o Ford Fund, braço filantrópico da companhia, apoiam o #Argentinatón, iniciativa da ATOMIC LAB, organização que cria e doa próteses de mãos e braços feitos em impressoras 3D. Durante quatro meses, o projeto vai percorrer o território argentino em uma Ford Ranger especialmente adaptada e equipada com uma impressora 3D, alimentada por painéis solares, para entregar mais de 150 próteses de norte a sul do país.

O apoio do Ford Fund ao #Argentinatón tem como propósito disponibilizar os benefícios do projeto da ATOMIC LAB para cada vez mais pessoas. Para isso, viabilizou a aquisição dos insumos e das tecnologias necessárias – entre elas uma impressora 3D – e o empréstimo de uma Ranger. 

“Este ano, com o apoio do Ford Fund, poderemos contribuir e transformar em realidade esse projeto que ajudará a melhorar a qualidade de vida de muitas crianças e adultos em todo o país”, afirmou Carlos Galmarini, diretor de Relações Institucionais da Ford Argentina.

Em 5 de julho, foi dada a largada oficial ao projeto #Argentinatón na fábrica da Ford Argentina, em Pacheco. Para comemorar, voluntários da companhia e alunos da Escola Técnica Henry Ford participaram de uma sessão de montagem das próteses que logo serão entregues pelo país.

“Já entregamos 800 próteses de mão feitas por impressão 3D e, com este projeto que chamamos #Argentinatón, esperamos viajar pela Argentina imprimindo novas próteses para ajudar as pessoas que mais precisam”, comentou Gino Tubaro, fundador da ATOMIC LAB.

A ATOMIC LAB tem como objetivo criar soluções que mudam a vida de milhões de pessoas no mundo com o uso das tecnologias mais avançadas. A organização desenvolveu a “Limbs”, uma plataforma online global para solicitar próteses a baixo custo de produção para pessoas que não possuem acesso às mais complexas e caras.

“Compartilhamos a visão da ATOMIC LAB, que é contribuir e melhorar a vida das pessoas com inovações e engenharia para dar acesso ao que elas necessitam. Na Ford, temos a missão de levar liberdade e progresso a todos, com mobilidade inteligente e segura. A ATOMIC LAB democratiza o acesso às próteses a todos os que precisam delas, por meio desse projeto. Por esse motivo, é uma grande satisfação poder colaborar com uma organização que divide nossos valores e espirito empreendedor”, disse Galmarini.

O #Argentinatón será feito em três etapas: em cada uma serão entregues 50 próteses – no norte, centro e sul do país – somando mais de 150 próteses. Além das unidades já impressas e montadas para entregar de acordo com o itinerário estipulado, também serão distribuídos pedidos sob demanda para aqueles que não tiveram a possibilidade de se cadastrar na plataforma “Limbs”.