Por Thelma Vidales

Entre os dias 11 e 14 de julho, as equipes de 1ª e 2ª divisões foram defender seus títulos no XI Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Roda, organizado pela ABRC (Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas http://rugbiabrc.org.br), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.  As excelentes instalações permitiram a realização de disputas simultâneas e a integração com atletas de outras modalidades paralímpicas.
Na 1ª divisão, a equipe do MINAS QUAD RUGBY defendeu o primeiro lugar no ranking, pela terceira vez consecutiva, vencendo dos GIGANTES por 56 x 49. Em terceiro lugar, com uma diferença de 5 pontos, os GLADIADORES QUAD RUGBY venceu o RONNIS QUAD RUGBY. A equipe SANTER RIO QUAD RUGBY manteve a 5ª colocação, e cai para 2ª divisão a equipe do CETEFE.
Sobe a equipe BSB QUAD RUGBY, vencedora da 2ª divisão com o excelente resultado de 52 x 32 contra a equipe do MSB, prometendo disputas ainda mais acirradas para o próximo campeonato. Ainda na segunda divisão, parabéns a atleta do Débora Carter, da equipe ADEACAMP, que recebeu uma premiação exclusiva de atleta revelação.
Ao final da prêmiação, o momento mais aguardado foi o anúncio dos atletas pré-convocados para seleções A e B, que terão uma forte rotina de treinos, já se preparando para os Jogos Parapan-Americanos 2019, na cidade de Lima no Peru.
Ranking  1ª divisão
1º Lugar – Minas Quad Rugby
2º Lugar – Gigantes Rugby em Cadeira de Rodas
3º Lugar – Gladiadores Curitiba Quad Rugby
4º Lugar – Ronins Quad Rugby
5º Lugar – Santer Rio Quad
6º Lugar – Cetefe
Atletas em Destaques – 1ª divisão
0,5 – Lucas Junqueira (Ronins)
1,0/1,5 – Jose Raul (Gigantes)
2,0/2,5 – Rafael Hoffmann (Gigantes)
3,0/3,5 – Julio Braz (Minas)
Artilheiro – Julio Braz – 116 gols
Ranking  2ª divisão
1º Lugar – BSB Quad Rugby
2º Lugar – Locomotiva Campo Largo Quad Rugby
3º Lugar – MSB Quad Rugby
4º Lugar – Irefes Rugby em Cadeira de Rodas
5º Lugar – Adeacamp Rugby em Cadeira de Rodas
Atletas em Destaques – 2ª divisão
0,5 – Paulo Amarantes (MSB)
1,0/1,5 – Raphael Cardozo (Locomotiva)
2,0/2,5 – Weberson da Cruz (BSB)
3,0/3,5 – Moises Batist (Locomotiva)
Artilheiro – Tassio Araujo – 136 gols
Revelação – Debora Conceição