Tecnologias assistivas: os aplicativos e plataformas mais incríveis que você não conhecia

Para quem é leigo, o termo “tecnologia assistiva” pode parecer um palavrão. Mas não se assuste, as tecnologias assistivas nada mais são do que recursos ou serviços criados para facilitar a vida de quem tem deficiência. É bem provável que você interaja ou use vários deles no seu dia a dia sem nem se dar conta de que são tecnologias assistivas. Os semáforos sonoros para os pedestres e os elevadores nos ônibus são alguns exemplos. Até mesmo as rampas de acesso podem ser consideradas tecnologias assistivas!“Mas poxa, eu pensei que esse negócio de tecnologia assistiva fosse algo high tech…” E quem disse que não pode ser!? A gente já falou aqui no Blog das empresas brasileiras que estão mudando o mundo com a tecnologia, e existe um monte de tecnologias assistivas incríveis sendo criadas mundo afora! A gente fez uma lista com as mais legais e inovadoras. Dá uma olhada:

 

1. Access Earth: encontrando lugares acessíveis

Com a missão de oferecer informações sobre a acessibilidade dos estabelecimentos, o Access Earth possibilita a visualização dos lugares que estão acessíveis em diferentes partes do mundo. A ideia é tornar as viagens mais fáceis para as pessoas com deficiência, que muitas vezes são impossibilitadas de ir a um restaurante ou hotel por falta de acessibilidade.

E como “acessível” pode ter um significado diferente para cada pessoa, a plataforma permite que os usuários compartilhem informações específicas sobre os estabelecimentos. Também é possível avaliar os aspectos mais básicos, como a presença de estacionamentos acessíveis e rampas de acesso.

O aplicativo brasileiro Guia de Rodas oferece um serviço semelhante no Brasil, avaliando o nível de acessibilidade dos restaurantes, bares, hotéis etc.

Tecnologias assistivas: Banner retangular, na horizontal, de fundo verde-água. No canto esquerdo, há uma mão saindo da tela de um computador, entregando um livro de capa verde-água com o símbolo de acessibilidade da ONU para outra mão, fora do computador. Ao lado da figura há o texto na cor branca "[Kit gratuito] Guia completo para tornar o seu website acessível. No canto direito do banner há um botão retangular e laranja com a chamada "BAIXE O KIT GRÁTIS" escrita em branco. Fim da descrição.

 

2. eSSENTIAL Accessibility: um movimento digital

Criada no Canadá em 2008, a eSSENTIAL Acessibility é uma tecnologia assistiva que auxilia pessoas com diferentes tipos de deficiência a navegar na internet. A plataforma permite controlar o cursor com movimentos da cabeça ou comando de voz, facilitando a vida dos usuários que têm dificuldades para usar mouse e teclado. Ela também realiza a leitura do conteúdo na tela, beneficiando pessoas com baixa visão ou problemas de leitura.

O software da eSSENTIAL pode ser baixado gratuitamente nas páginas das empresas participantes da “coalização eSSENTIAL Accessibility”, que têm um ícone identificando a plataforma em seus sites. O software também está disponível no Brasil, e empresas como Magazine Luiza e Riachuelo  já disponibilizam o serviço para os seus usuários.

Você pode conhecer mais sobre a ferramenta clicando aqui e testá-la lá no site da Hand Talk – que também faz parte da coalizão! ?

 

3. Dot Smart Watch: informação na ponta dos dedos

Com a popularização dos relógios inteligentes nos últimos anos, uma questão ficou no ar: como as pessoas cegas poderiam utilizar os smart watches se todas as interfaces dos aparelhos são visuais?

Pois uma empresa da Coreia do Sul se propôs a resolver esse problema, desenvolvendo um smart watch acessível para as pessoas com deficiência visual. O Dot Smart Watch possui um painel com 24 pinos que exibem mensagens em Braille. Os pinos vão subindo e descendo para formar as palavras e o usuário pode ler e-mails, documentos e outros conteúdos por meio do toque.

E o relógio ainda se integra com o celular, com funções extras além da leitura, como alarme, GPS e notificações. A ideia pode parecer simples, mas é uma inovação e tanto! Veja o relógio funcionando nesse vídeo.

Tecnologias Assistivas: Banner retangular na horizontal, com fundo azul escuro. No canto esquerdo há quatro mãos levantadas, uma azul-marinho, uma rosa e amarela, uma marrom e uma branca. Ao lado, no centro, há o texto em branco "[Kit Gratuito] Guia Completo para tornar a sua empresa mais inclusiva". No canto direito do banner, após o texto, há um botão retangular amarelo com o texto "BAIXE O KIT GRÁTIS" em branco. Fim da descrição.

 

4. BeMyEyes: o poder da colaboração

Apesar de existirem soluções como a Dot, ainda há muitas barreiras que as pessoas com deficiência visual enfrentam no dia a dia. A falta de acessibilidade muitas vezes exige quem tem deficiência visual dependa da ajuda de uma pessoa vidente para atividades simples, como leitura do rótulo de um produto, por exemplo. Mas o que acontece quando não há ninguém por perto?

O aplicativo BeMyEyes se propõe a resolver esse tipo de problema: quem enxerga pode emprestar seus olhos para quem estiver precisando. É só apertar um botão que o app realiza uma vídeochamada que conecta os voluntários às pessoas cegas ou com deficiência visual!

O aplicativo já possui mais de meio milhão de usuários em 150 países, sendo a maior comunidade online para pessoas cegas ou com deficiência visual! Impressionante, né?

Você pode baixar o app clicando aqui.

5. AVA: valorizando a comunicação

AVA também é um aplicativo e realiza a transcrição de áudio para textos. A ideia é possibilitar que pessoas com perda auditiva possam participar das conversas de quem escuta, acompanhando as falas de cada um por meio dos textos sem precisar fazer leitura labial.

O funcionamento é bem simples: basta apontar o aparelho celular para quem está falando e ver as falas na tela! O app também permite que as pessoas se cadastrem e que a voz de cada uma seja reconhecida nas conversas em grupo, que são transcritas para o aplicativo como se fossem um chat. A ideia é ter acessibilidade 24h por dia, com o clique de um botão!

Vale lembrar que nem todas pessoas surdas ou com deficiência auditiva são fluentes nas línguas escritas. Mas o aplicativo é uma boa alternativa para os surdos oralizados, que não usam as línguas de sinais para se comunicar!

Você pode conhecer mais sobre a empresa neste link, e baixar o app aqui!

Source: Tecnologias assistivas: os apps e plataformas mais incríveis do mundo