Douglas Meneses sai de casa, pega dois ônibus e segue para Niterói. 17h, Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos: o jovem de 26 anos começa seu treino com o professor Itamar, que segue até umas 20h30. Só por volta das 23h30 Douglas chega em casa. Toda essa rotina diária fica mais complicada porque o mesquitense, desde os 8 anos, usa cadeira de rodas para se locomover. “Tenho que sair sempre com muita antecedência porque muitas vezes o elevador do ônibus está quebrado, outras vezes o motorista não quer parar…”, relata Douglas.
 
Douglas perdeu o movimento das pernas após ser atingido por um tiro e explica que o esporte foi essencial para ajudá-lo a enfrentar aquele momento: “Após o tiro eu fiquei muito deprimido e passei a depender muito da minha mãe, mas então conheci o esporte e a partir daí tenho buscado enfrentar barreiras para me superar e poder ter minha independência”. O esporte fez tão bem ao Douglas que ele se tornou um atleta e hoje já coleciona diversas medalhas.
 
O atleta de Mesquita vem treinando pesado na Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos para fazer bonito no Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas: “Tem equipe de todo lugar do Brasil e depois desse campeonato o treinador da seleção brasileira convoca os melhores de cada time para formar a seleção brasileira de basquete em cadeiras de rodas”, explica. A equipe selecionada vai disputar o mundial para conseguir uma vaga na paraolimpíada do Japão.
 
Garra e foco não faltam para Douglas, mas o sonho de integrar a equipe da seleção brasileira esbarra no alto custo de uma cadeira de rodas esportiva especial, feita sob medida, que tem um custo médio de R$9.000: “É um preço que não tenho como pagar porque já tenho muitas despesas com alimentação, sondas, pomadas e diversos outros medicamentos”, afirma.
 
Para ajudá-lo, um grupo de amigos vem promovendo uma campanha na internet: o objetivo é conseguir 300 doações de R$10. As contribuições, de qualquer valor, podem ser feitas através de uma conta na Caixa Econômica Federal: Agência 0174 — Conta (poupança) número 00036206-8 — Dígito 13
 
https://www.facebook.com/Douglasmeneses