Beatriz Cesarini, especial para o Cidadania

Projeto desenvolvido pela Secretaria de Turismo de Pernambuco quebra barreiras ao tornar praias acessíveis para os portadores de deficiência física ou mobilidade reduzida

Foto: Divulgação/Hivor Danierb
FOTO Divulgação/Hivor Danierb
Os banhos de mar são assistidos por profissionais voluntários capacitados pela Secretaria de Turismo de Pernambuco. Cada espaço contra com cerca de 10 colaboradores.

Com intuito de proporcionar aos deficientes físicos a sensação que muitos têm ao visitar uma praia, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) desenvolveu o projeto “Praia Sem Barreiras”. Uma estrutura inovadora, denominada “Arena da Acessibilidade”, foi criada para acomodar os cidadãos que têm mobilidade limitada.

Com esteiras de acesso ao mar e cadeiras anfíbias, os deficientes conseguem entrar em contato com a água de forma segura. O equipamento tem rodas que flutuam entre as ondas e não afundam na areia. Além disso, a Setur-PE também qualificou profissionais para auxiliar e monitorar o banho.

Fotos Divulgação/Praia Sem Barreiras Olinda
Fotos Divulgação/Praia Sem Barreiras Olinda
As praias contam com esteiras para facilitar o acesso às tendas e ao mar

A praia do Sueste, localizada em Fernando de Noronha, foi a primeira a receber a infraestrutura. No arquipélago, as visitas auxiliadas acontecem todos os dias, das 8 às 18 horas.

Em Boa Viagem, praia localizada na zona sul de Recife, a ação foi implantada em uma área com, aproximadamente, 200 metros quadrados. O espaço é montado de quinta a domingo próximo ao posto do Corpo de Bombeiros. Os visitantes contam com a esteira de acesso ao mar, seis cadeiras anfíbias, uma quadra de vôlei sentado, uma tenda de fisioterapia, além do banho assistido.

Fotos Divulgação/Praia Sem Barreiras Olinda
Fotos Divulgação/Praia Sem Barreiras Olinda
As cadeiras anfíbias facilitam o banho de mar, pois são construídas com pneus que flutuam na água e não afundam na areia

Os proprietários de quiosques da capital pernambucana também colaboraram com a ação. Com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do município, os restaurantes de praia desenvolveram cardápios em braile e alteraram a disposição de mesas para garantir um bom atendimento às pessoas com deficiência.

Na cidade de Olinda, além da estrutura das “Arenas Acessibilidade” há um percurso desde o ponto de ônibus mais próximo até a praia. No caminho, os visitantes encontram rampas, faixa de pedestres, piso tátil de alerta, banheiros adaptados e um telefone para surdos.

Fotos Divulgação/Praia Sem Barreiras Olinda
Fotos Divulgação/Praia Sem Barreiras Olinda
Foto Divulgação/Gustavo Galvão
Foto Divulgação/Gustavo Galvão
Nas “Arena Acessibilidade” os visitantes encontram diversas possibilidades de lazer

Prêmio – No fim de 2013, o projeto “Praia Sem Barreiras” foi premiado pelo Ministério do Turismo. A iniciativa recebeu a condecoração após ser considerada uma das quatro melhores experiências avaliadas no quinto Índice de Competitividade. Além disso, a ação se destacou na categoria “Boas Práticas” com as atividades realizadas no arquipélago de Fernando de Noronha.

A premiação exaltou as atividades que contribuíram para o desenvolvimento do turismo no país. Além do projeto em Pernambuco, outras 21 ações foram selecionadas. Já a categoria “Boas Práticas” destacou o caráter inovador das práticas realizadas e a popularidade.

Com o reconhecimento da entidade federal, o “Praia Sem Barreiras” soma a terceira premiação. A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVBPE) e a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo também homenagearam a ação.

Fotos Divulgação/Econoronha
Fotos Divulgação/Econoronha
Construídas em Fernando de Noronha, as trilhas acessíveis proporcionam um momento a mais de lazer aos visitantes com deficiência física

Trilhas acessíveis – Em Fernando de Noronha, os visitantes com deficiência física ou dificuldade de locomoção também têm acesso facilitado às trilhas que levam aos principais pontos turísticos do arquipélago. Todos os caminhos contam com profissionais capacitados.

Com percursos suspensos construídos com madeira biossintética, os cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida conseguem chegar nos Mirantes do Golfinho, Dois Irmãos e Sancho. O último proporciona ao visitante a vista da praia considerada a mais bela do Brasil por uma revista de turismo.


Source: Praia para todos