Sobre TA, sou suspeito pra falar, sou apaixonado por tecnologia assistiva e o blog CASADAPTADA foi pensado nisso, criado no intuito de passar todas as informações bacanas sobre os produtos, recursos e serviços que visam facilitar o desenvolvimento de atividades diárias por pessoas com deficiência.
Desenho universal, acessibilidade, inclusão, robótica e aplicativos que tragam melhorias na vida do deficiente como  autonomia, independência, e qualidade de vida , são assuntos mais que recorrentes por aqui. participei também do congresso nacional de acessibilidade onde fizemos o
BATE-PAPO online de como adaptei minha casa.

Mas o que é Tecnologia Assistiva (TA)?

“Uma forma de resolver com criatividade os problemas funcionais de pessoas com deficiência usando diferentes alternativas para realizar as atividades do cotidiano é através da Tecnologia Assistiva (TA). A TA é uma área do conhecimento que se propõe a promover ou ampliar habilidades em pessoas com privações funcionais, em decorrência de deficiência ou envelhecimento.
Recursos que favorecem a comunicação, a adequação postural e mobilidade, o acesso independente ao computador, escrita alternativa, acesso diferenciado ao texto, recursos para cegos, para surdos, órteses e próteses, projetos arquitetônicos para acessibilidade, adaptação de veículos automotores, recursos variados que promovem independência em atividades de vida diária como alimentação, vestuário e higiene, mobiliário e material escolar modificado, são exemplos e modalidades da Tecnologia Assistiva (Bersch, 2005).”

1. Como usuário das tecnologias para a acessibilidade, como você enxerga a representatividade que este setor tem no mercado?

Muito pequeno, mas em larga expansão, a tecnologia assistiva ainda tem um longo caminho a percorrer e ganhar representatividade no mercado, contudo a visibilidade de um projeto voltado para deficiente no geral sempre toma grandes proporções e viraliza na web, o que tem levado a muitas empresas buscarem tal estratégia, bom para empresa, bom para as pessoas com deficiência que ganham soluções para os pequenos problemas no cotidiano.
Novos produtos e alternativas tecnológicas surgem todos os dias, eu espero que essa revolução do mercado assistivo tenda só a aumentar.

2. Com os aplicativos, sites e games disponíveis para auxiliar pessoas com deficiência, é possível relacionar essa tecnologia para a acessibilidade com a do entretenimento? Como?

Sem sombra de dúvidas, programas, jogos, aplicativos são uma excelente alternativa para desenvolvimento neuromotor, psicossocial, utilizados na educação, fisioterapia etc., podem sim serem relacionados ao entretenimento, seja com foco na reabilitação/recuperação, ou simplesmente diversão.
Pequenas adaptações como o controle adaptado, jogos como o WII voltado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, e/ou ainda o Xbox + Kinect  que reconhecem os movimentos do jogador, e é muito usado em games e dispensa o uso de joystick.
ou o ESSENTIAL Accessibility, programa criado no Canadá que ajuda pessoas com dificuldade para digitar, a mover o mouse ou ler em uma tela, e a navegar na web sem usar as mãos .
Tem também o DEXTERIA: APLICATIVO DA APPLE DESENVOLVIDO COM AUXÍLIO DE T.O AJUDA NA REABILITAÇÃO MOTORAdesenvolvido por Frank Jenson, sob a consulta de um terapeuta ocupacional, para ajudar sua filha melhorar suas habilidades motoras finas.
Aplicativos que auxiliam surdos, cegos no dia a dia, mapas de locais acessíveis, leitores, são muitos e encontrados facimente para tablets e telefones, alguns já falamos no blog:
 
 

3. Qual a sua visão da tecnologia para acessibilidade no futuro, contando com todos os avanços tecnológicos que estamos tendo?

casa-do-futuro-011Bom, a população está envelhecendo e a preocupação com a maioridade é de interesse de todos, afinal todos queremos chegar ao fim da vida com independência e autonomia, assim acredito eu que lesões medulares como a minha terão um impacto ínfimo daqui a 10 anos comparado à realidade atual, casas automatizadas, e o desenho universal será de fato implantado na sociedade, casas totalmente acessíveis, tecnológicas, cadeiras de rodas guiadas por pensamento, que sobem escadas, implantes cerebrais e neuromoduladores que devolvem movimento a membros paralisados e que  auxiliam na reabilitação, próteses sensíveis, exoesqueletos, aparelhos de locomoção como UP Rose, centros totalmente equipados, tudo isso já é uma realidade.
up rose
Incentivos surgem a cada dia,  concursos, prêmios para produção e inovação com foco em acessibilidade e inclusão, outubro desse ano teremos a Cybatlhon, primeira olimpíada voltada para tais tecnologias,
Então sim, prevejo um futuro deveras promissor para tecnologias assistivas, um mundo em que a deficiência seja apenas um detalhe do cotidiano, onde permita que as pessoas possam se locomover e fazer suas atividades diárias com independência/autonomia e principalmente segurança.
E vocês, o que acham de TA?