Na Praia do Sol, na Paraíba, cinquenta pessoas com deficiência concretizaram o sonho de se aventurar nas alturas. Realizado em dois dias – sábado (13) e domingo (14) – uma equipe de parapente, entre apoio técnico, instrutores e pilotos de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte foi a responsável pela ação. O projeto, lançado há três anos, foi formado pelo publicitário Claudio Cardoso, ou mais conhecido como Cloud.

De acordo com ele, os voos são como uma forma de superação e de afirmação de autonomia. “É algo incrível, pois quando estamos lá em cima não somos cadeirantes ou andantes. Somos voantes, somos pássaros”, pontua. “Quando você começa a fazer um voo duplo, a tua emoção vai ao dobro, porque você sente a própria emoção de voar e a do outro. Quando eu voei com um cadeirante, isso foi além, pois começa a passar pela sua cabeça a superação que existe naquela pessoa”, completa o piloto que tem 18 anos de experiência com voos.

 

Legenda
Na praia do Sol, na Paraíba, cinquenta pessoas com deficiência realizaram um sonho de se aventurar nas alturas
Foto: Valter Andrade/SDSCJ

Experiência

Um dos participantes da ação, o paratleta Emídio Fernandes, de 55 anos idade, convive com a deficiência desde a infância. E que segundo ele, nunca se limitou a nada, mas que a ideia de voar era algo que acreditava ser impossível.

“Sempre gostei de esportes radicais, então não iria perder essa oportunidade de voar. Faço atletismo, natação, corrida de bicicleta, sou jogador de vôlei, faço tudo. Dê uma chance, que eu aproveito”, afirma. “O defeito da sociedade é achar que nós não temos capacidade. Qualquer esporte eu posso praticar, basta apenas ser adaptado. Tive paralisia infantil aos 10 meses e sempre fui assim. Aqui não tem ninguém incapaz, mas apenas com limitações e que a gente vai ultrapassando dia após dia”, completa.

O transporte dos cadeirantes é realizado pelo PE Conduz, um serviço gratuito que atua no Grande Recife, nos polos do Agreste Central, nas Zonas da Mata Norte e Sul e no Sertão do São Francisco, atendendo pessoas com deficiência em vans adaptadas que foram disponibilizados pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) por meio de uma parceria entre o órgão e a SDSJ. Ao todo, foram levados até a praia 25 cadeirantes em cada dia.

Source: Grupo de parapente leva cadeirantes para o céu em praia paraibana – Jornal do Commercio