No dia 19 de dezembro, das 9h às 11h45, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do Centro de Tecnologia e Inclusão, promove o 1º Seminário Acessibilidade e Desenho Universal no Contexto Urbano. A iniciativa é promovida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) . O encontro vai ser realizado na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Entre os presentes, o evento contará com a participação da secretária de Estado Linamara Rizzo Battistella. Os interessados podem se inscrever por meio do  site do CAU/SP.
 
Foto de dois homens em pé olhando um prédio. Um deles está usando macacão e outro está usando blusa social. Um deles está com capacete branco na cabeça.
Voltada para arquitetos e urbanistas, a iniciativa tem o objetivo de fomentar o conhecimento e o entendimento dos profissionais sobre os conceitos de acessibilidade e desenho universal para que todas as obras e projetos passem a contemplá-los. Na oportunidade, os participantes discutirão sobre os workshops realizados durante o ano de 2017 nos municípios que têm sedes regionais da CAU: São Paulo, Santos, São José dos Campos, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Campinas, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Santo André e Piracicaba. Na ocasião, serão debatidos temas como o desenho universal e acessibilidade, desenho urbano e mobilidade e acessibilidade e patrimônio histórico.
 
Centro de Tecnologia e Inclusão
 
Em dezembro de 2013, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, inaugurou o primeiro Centro de Tecnologia e Inclusão para pessoas com deficiência. O Centro, localizado na Rodovia dos Imigrantes km 11,5, em São Paulo, é composto por quatro casas e um teatro com capacidade para 50 pessoas. Ele conta com mil metros quadrados construídos e abriga 30 ambientes que oferecem orientação, aconselhamento profissional, atividades artísticas para estimular a relação interpessoal, laboratório de imagem e autocuidado, orientação e mobilidade para pessoas com deficiência visual ou auditiva com oficinas de libras, braile e comunicação alternativa.
 
Há atividades para formação de gestores de política e profissionais que trabalham como gestores de pessoas com deficiência e também para os profissionais, como cursos de atualização para órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, manutenção e cuidado para cadeira de rodas e formação de cuidadores ou atendentes de pessoas com deficiência.
 
Mais informações
 
1º Seminário Acessibilidade e Desenho Universal no Contexto Urbano
Data: 19/12/2017
Horário: 9h às 11h45
Local: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10, Barra Funda – São Paulo (SP).