Palestras, debates e eventos, entre os dias 4 e 9, evidenciaram a importância de atitudes preventivas

Associação Cruz Verde

Criado em 2015, a iniciativa Dezembro Verde tem o objetivo de conscientizar a população e autoridades públicas sobre a paralisia cerebral. A ação tem origem na Semana Estadual da Paralisia Cerebral, instituída pelo Projeto de Lei nº 518/2014.

Este ano, a Semana Estadual ocorreu entre os dias 4 e 9 e contou com palestras, debates e eventos para evidenciar a importância da prevenção da paralisia cerebral. Os eventos focaram na formação de profissionais de saúde para atuação especifica de reabilitação de pacientes.

Cruz Verde

A Associação Cruz Verde, instituição sem fins lucrativos fundada em 1958, é considerada referência no atendimento ao deficiente com paralisa cerebral grave. Mantém um hospital 100% conveniado com o SUS, atendendo bebês, crianças, jovens e adultos com paralisia cerebral grave.

“A Cruz Verde trabalha com pacientes graves. Essa proposta foi desde a sua fundação, porque o paciente que tem um prognostico difícil de recuperação, e não tem uma previsão de recuperação plena, é o que tem mais dificuldade de encontrar acolhimento nos diversos centros de reabilitação.” afirmou Marilena Pacios, Superintendente da Associação Cruz Verde, em entrevista ao Programa Construindo Cidadania, na Rádio 9 de Julho.

A instituição oferece aproximadamente 9 mil atendimentos por ano, totalmente gratuitos, a pacientes externos no ambulatório, unidade subsidiada integralmente pela instituição e reúne uma equipe de 300 funcionários e profissionais especializados.

Paralisia Cerebral

A Paralisia Cerebral (PC) é uma condição neurológica não progressiva e que resulta de uma lesão no cérebro em desenvolvimento, já que o cérebro continua desenvolvendo-se nos 2,3 primeiros anos de vida.

O quadro de PC pode resultar em um dano cerebral que ocorreu no período pré-natal, aquelas que ocorrem antes do nascimento. Perinatal aquelas que ocorrem durante o nascimento, ou pós-natal aquelas que ocorrem após o nascimento.

“Nós temos, por exemplo, pacientes com paralisia cerebral, que tiveram só um acometimento motor, às vezes até um acometimento leve. São pessoas que vivem completamente como outras, são formados, são profissionais, que estão no mercado de trabalho, com uma comunicação normal”, completou Marilena Pacios.

Quanto aos tipos de Paralisia Cerebral, são fundamentalmente três: Espástico – é classificado como tetraplégica, hemiplégica e diplegia crural. Extrapiramidal – a principal causa desta é a icterícia neonatal grave. Atáxica – o quadro clínico é caracterizado por uma ataxia global.

Tratamento

Quanto ao tratamento, esse consiste em atendimento de uma equipe multidisciplinar, envolvendo neuropediatra, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, fonoaudióloga e algumas vezes professores especializados.

Casos mais graves que necessitam suporte medicamentoso ou intervenção cirúrgica estão ligados a associação da Paralisia Cerebral com Epilepsia, e quando intensa a espasticidade é então recomendado o uso de relaxantes musculares.

Prevenção

A prevenção da Paralisia Cerebral envolve os mais diversos aspectos, que consistem principalmente em: Evitar casamentos consanguíneos. Fazer pré-natal regularmente, desde o momento, e até antes, da gravidez. Não ingerir bebidas alcoólicas. Não usar drogas e evitar o uso de qualquer medicamento. Não fumar e evitar contato com fumantes.

(Com Informações de Revista Hosp e Cruz Verde)

Associação Cruz Verde

Rua Dr. Diogo de Faria, 695

Vila Clementino – São Paulo -SP

CEP: 04037-002

Tel: (11) 5579-7335

Source: Jornal o São Paulo