Naara e Tiago de Novaes, antes da prova da Unicamp (Foto: Murillo Gomes)Nara e Tiago de Novaes decidiram encarar juntos o desafio de conquistar aprovação no vestibular 2018 da Unicamp para o curso de medicina. A jovem de 20 anos tem paralisia cerebral e conta com apoio do marido, de 19, para superar os 30,6 mil candidatos na disputa por 110 vagas na carreira. Neste domingo (19), a universidade aplica a prova da 1ª fase para 83,7 mil em quatro estados.

“Desde pequena eu fui treinada para escrever e fazer as coisas com o lado esquerdo do corpo, já estou acostumada […] Barreiras a gente tem que quebrar, mas não acho nenhuma dificuldade para fazer a prova”, explica Nara ao ressaltar que a limitação não atrapalha estudos.

Ela e o marido foram de ônibus do Campo Grande ao bairro Swift para participar do exame que começou 13h. A vontade de fazer medicina, explica Nara, está ligada à humanização da atividade.

“Quero cuidar das pessoas, ajudar o ser humano”, ressalta. O marido dela, por outro lado, diz que a profissão é “a cara dele” e ressalta a torcida de um pelo outro na prova.

“O importante é cada um ter uma vaga, ou se não tiver, que tenha uma (…) Que seja feita a vontade de Deus”, explica Tiago. Esta é a primeira vez que eles fazem o vestibular da Unicamp.

“Para mim, é a universidade que tem a melhor faculdade de medicina”, ressalta o jovem.

A universidade oferece 3,3 mil vagas em 70 cursos de graduação. Entre os cursos mais concorridos estão medicina (278,9 c/v), arquitetura e urbanismo (97,6 c/v) e ciências biológicas (51,8 c/v).

AVALIAÇÃO

Na primeira fase, a avaliação é formada por 90 questões de múltipla escolha: 13 de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, 13 de matemática, 9 de história, 9 de geografia (inclui filosofia e sociologia), 9 de física, 9 de química, 9 de biologia, 7 de inglês e 12 interdisciplinares.

Cada pergunta tem quatro alternativas. O tempo máximo da prova é de 5h, enquanto o mínimo é de 3h30 – quando o estudante pode deixar a sala de exame, diz a comissão organizadora (Comvest).

A lista de aprovados nesta etapa, os locais de aplicação das provas da segunda fase e as notas de corte por curso serão divulgados em 11 de dezembro, informou a Comvest. Já as notas obtidas pelos candidatos na primeira etapa serão disponibilizadas pela comissão em 21 de dezembro.

Fonte: Jovem com paralisia cerebral e marido tentam realizar juntos sonho de cursar medicina na Unicamp | Campinas e Região | G1