Assista ao vídeo AQUI

Alexandre Henderson acompanha um dia de fisioterapia com o Leandro, que tem 29 anos e em janeiro desse ano sofreu um acidente que provocou uma lesão medular. Esperança, otimismo e muito amor da família têm sido fundamentais para os avanços que ele faz em pouco tempo de tratamento no Instituto de Medicina Física e Reabilitação da Rede Lucy Montoro, em São Paulo.

Veja mais Hoje é Dia de Reabilitação em:
Hoje é dia de reabilitação: novos progressos
Hoje é dia de reabilitação: ganhando autonomia
Hoje é dia de reabilitação: vida que segue

Isenção de Impostos:

Isenção de IR
A isenção do Imposto de Renda (IR) é exclusiva para aposentados e pensionistas com algumas deficiências ou doenças graves. Confira a lista de quem pode ser beneficiado.

Isenção de IPI e IOF na compra de veículos
Pessoas com deficiência são isentas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre Operações de Crédito (IOF) para a aquisição de automóveis nacionais. É importante esclarecer que a isenção de IOF ainda não atinge pessoas com deficiência visual, intelectual ou autistas.

Isenção de IPVA e ICMS
São impostos estaduais e variam conforme a localização. É necessário se informar na secretaria de Fazenda ou unidade do Detran.

Isenção de IPTU
É um imposto municipal e muda de acordo com a cidade. Normalmente as informações podem ser obtidas nos sites das prefeituras.

Para saber mais, acesse o site do Ministério da Fazenda.

Mobilidade

Acesso ao Transporte

A Lei Brasileira de Inclusão (nª13.146 /2015) assegura o direito ao transporte e à mobilidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. A gratuidade muda entre estados e municípios.

Veja como obter a gratuidade no transporte público em algumas localidades:

São Paulo:
Para ônibus municipal e trens da CPTM e do Metrô

Rio de Janeiro
Para ônibus, micro-ônibus e no BRT
Para barcas, metrô, ônibus intermunicipais e trens

Recife

Salvador

Estacionamento – vagas exclusivas
Áreas de estacionamento público ou privado devem ter 2% das suas vagas reservadas para pessoas com deficiência, mediante identificação. Para solicitar o cartão que dá direito ao uso das vagas, procure a prefeitura da sua cidade ou órgão de trânsito local. A credencial é válida em todo Brasil.

Source: Como Será – Hoje é dia de reabilitação: começar de novo