Faltam poucos dias para uma das provas mais difíceis do mundo esportivo. O Ironman retorna a Fortaleza no próximo dia 26 de novembro. Concluir a prova não é tarefa fácil. Tal feito é motivo de orgulho para quem se arrisca a desafiar os limites. Serão 90,1 km de bicicleta, 21,1 km de corrida de rua, mais 1,9 km de natação.

Para Emerson Damasceno, a prova terá um sabor especial. Será o seu retorno ao Ironman após um acidente que lhe impossibilitou de andar desde 2014.

“É muito importante para mim. Eu estava treinando para essa prova quando fui atropelado, é como se eu fosse encerrar um ciclo”, conta.

Os últimos meses foram de pura dedicação. Emerson perdeu 15 kg em 80 dias de treinos intensos. Para ele, o choque de realidade lhe trouxe uma outra visão sobre a vida. “A pessoa aprende todo dia a driblar problemas, a praticar a superação. O triatlon ajudou muito na minha vida, ele me segurou em muitos momentos”.

O acidente não foi o único obstáculo superado por Emerson. Em 2008, o atleta recebeu um duro golpe. “No ano de 2007, eu fiz o meu primeiro Ironman. Um ano depois meu filho teve câncer. O esporte me ensinou a não desistir nunca, é uma filosofia de vida. Eu tô encarando essa prova com uma serenidade muito grande”, revelou.

Emerson contará com uma equipe para concluir a prova. Francisco Elione  e Fáh Fonseca também são paratletas, cada um ficará com um trecho do percurso.

“Essa categoria já existia, a novidade é o revezamento. Criamos o nosso trio, somos os guerreiros do agreste. Temos o nosso diferencial, cada um vai competir na sua modalidade preferida”, relata Emerson, que será responsável pela natação.

Fonte: Triatleta que ficou paraplégico durante treino se prepara para retornar ao Ironman