Que a beleza está nas diferenças, isso nós já sabemos. Mas no mundo da moda e nos concursos de beleza, os estereótipos além disso estão muito presentes. Mas, de vez em quando observamos alguns avanços para a inclusão de pessoas com diferentes características e com deficiência.

Já vemos isso de uma forma muito mais consolidada no esporte, por meio das paraolimpíadas, mas em outras áreas, a pessoa com deficiência aos poucos vai ganhando mais espaço. Em um concurso realizado em Varsóvia, na Polônia, foi eleita a primeira Miss Mundo Cadeirante. A jovem Alexsandra Chichikova, estudante de Psicologia, bielorussa, de 23 anos, foi a escolhida.

 

O evento é realizado pela ONG polonesa “The Only One Foundation” e tem como objetivo uma mudança de consciência das pessoas e de atitude em busca de inclusão de mulheres com deficiência. O concurso busca mostrar ao mundo a beleza das mulheres com deficiência e que as pessoas percebam a cadeira de rodas não como um obstáculo, mas sim como uma característica a mais.

O concurso de beleza na Polônia já estava em sua quarta edição, mas esta última recebeu 24 países no palco, entre elas uma brasileira, a modelo Carla Maia. Assim como em outros concursos para miss, as modelos usaram trajes de gala e participaram de números musicais com direito aos famosos pronunciamentos.

Entre as finalistas, juntamente com a vencedora Bielorrúsia, ficaram candidatas do Brasil, Canadá, Chile, Finlândia, França, Guatmala, Índia, México, Moldávia, Paises Baixos, Polônia, Rússia, Ucrânia e Estados Unidos.