|

Toyota exibirá no Salão do Automóvel de Tóquio um protótipo elétrico de dois lugares projetado para cadeirantes. O Concept-i Ride tem apenas 2,5 metros de comprimento (1,5 metro a menos que um compacto tradicional) e 1,3 metro de largura.

 

De acordo com a Toyota, as medidas foram pensadas para possibilitar que pessoas com deficiência motora possam estacionar o veículo em vagas estreitas e ainda assim conseguir entrar e sair do veículo sem dificuldade.

 

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/10/24/Automoveis/Imagens/Vivo/Toyota Concept i-Ride 2.jpg

 

As portas são eletrônicas e se abrem para cima, liberando um grande vão de acesso, além de ajudar a erguer a cadeira de rodas. Segundo a Toyota, esse sistema integrado evita que o o motorista se suje ao guardar a cadeira.

Os bancos são elétricos e se movem para facilitar o acesso ao veículo. O Concept-i Ride não tem volante ou pedais, que foram substituídos por joysticks instalados nos descansos de braço.

Ainda não há previsão de quando o conceito se tornará um carro produzido em série. O Salão de Tóquio estará aberto ao público de 27 de outubro a 5 de novembro.

 

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/10/24/Automoveis/Imagens/Vivo/Toyota Concept i-Ride 5.jpg

 

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/10/24/Automoveis/Imagens/Vivo/Toyota Concept i-Ride 3.jpg

 

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/10/24/Automoveis/Imagens/Vivo/Toyota Concept i-Ride 6.jpg

 

Fonte: Acessibilidade: Toyota mostra carro feito para cadeirantes | Gazeta do Povo