CAMPEÕES DENTRO E FORA DO RINGUE

Na pequena cidade de Esteio, região metropolitana de Porto Alegre, o projeto Gladiadores do Ringue aposta  no boxe para afastar jovens de situação de risco nas ruas e aproximá-los do esporte.

O técnico e ex boxeador Abílio Mendes, desde os 18 anos se dedica à modalidade. Inicialmente como pugilista, porém percebeu que não era um atleta dedicado e que sua prioridade estava nos treinos e condicionamento físico.

Assim, em 2002 filiou-se à Federação Riograndense de Pugilismo,  focando em sua carreira como técnico e em produzir atletas.

 Rapidamente formou seu primeiro vencedor; Paulo Eduardo Teixeira, seu aluno em 2005, foi o primeiro campeão gaúcho de boxe, tornando-se o dono do cinturão invicto na categoria peso leve (60kg) naquele ano.

Com rápidos e bons resultados entre seus alunos, Mendes engajou-se aos projetos sociais há oito anos, juntamente com o Programa Integrado de Inclusão Social, realizado pela prefeitura em parceria com algumas instituições do município.

O professor Abílio, como é chamado respeitosamente pelos atletas, trocou alunos de academia por adolescentes em situação de vulnerabilidade social, inclusive envolvimento com drogas.

“Foi um grande desafio. No primeiro dia voltei para casa e tive vontade de desistir”, recorda o técnico.

No entanto, o resultado surpreendeu e a cada dia o quadro que inicialmente o assustou, hoje espanta pela transformação que mostra acontecer depois que um jovem passa a se dedicar  aos treinos.

Com esportistas dedicados,  e resultados cada vez melhores como títulos estaduais e brasileiros, e principalmente a conquista de uma carreira vitoriosa, como os exemplos dos jovens competidores Rodrigo de Jesus e Xequi Barcos; Abílio Mendes percebeu que o projeto também é a chance de provar que o boxe não é o esporte marginalizado e violento que muitos acreditam .

Agora, inicia-se um novo desafio para o treinador. A ampliação da inclusão, oferecendo a oportunidade da prática do boxe às pessoas com deficiência.

Atualmente o Rio Grande do Sul, não conta com um programa exclusivo voltado ao boxe adaptado. O projeto Gladiadores do Ringue, em parceria com o governo federal, será o pioneiro a oferecer essa modalidade.

Segundo o ex lutador, a prática do boxe pela pessoa com deficiência  traz benefícios como condicionamento físico, socialização, inclusão, além do combate ao estresse.

A princípio  serão atendidos cadeirantes, e diante dos resultados que forem sendo apresentados, a intenção é atender à todos os públicos, adaptando o treinamento de acordo com as limitações e especificidades necessárias.

Abílio explica que tecnicamente não haverá mudanças no treinamento, inclusive com o uso do mesmo material fornecido aos atletas da categoria convencional. Nos campeonatos, as regras apresentam adaptações mínimas, só não havendo o chamado nocaute (queda de um dos competidores).

O professor, não esconde o orgulho que sente de seus atletas, e planeja ter esses novos esportistas  em campeonatos do paradesporto nacional e internacional com a expectativa de bons resultados como uma medalha olímpica.

Para participar do Gladiadores do Ringue, é necessário fazer a inscrição para os treinos no Centro Municipal de Educação, Cultura e Inclusão Social – bairro Santo Inácio, na cidade de Esteio – RS.

 

LEIA TAMBÉM:

VEM AÍ O DESAFIO DEFITNESS CLUB

FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM DO NOSSO PROJETO #DEFITNESS, COMPARTILHE SUA FOTO E MARQUE A HASTAG E APAREÇA NA PÁGINA, CONFIRA AQUI: