Fotos: Divulgação
                          
                          Legenda: Utensílios acessíves e seguros
Por conta das dificuldades motoras, pessoas com deficiência ou com doenças degenerativas que tenham mobilidade reduzida já podem pensar em ter mais praticidade, segurança e independência na cozinha. Isso porque alguns produtos de utilidades domésticas com adaptações estão surgindo no mercado.
 
Mais que facilitar a abertura de potes ou simples ato de segurar uma escumadeira, tais produtos podem devolver para muitos o prazer de preparar seus próprios alimentos, e até mesmo para comer sozinho.
 
Fácil de abrir
Para quem tem dificuldades para utilizar as mãos, produtos com fácil abertura, como os recipientes da Canister podem ser abertos e fechados com um simples toque e são ideais para pessoas que não têm força para abrir ou fechar tampas de rosca, que exigem movimentos um pouco mais complexos como torcer ou girar, além de força física. Já para abrir os potes tradicionais, existe ainda um adaptador que facilita o movimento de abrir e fechar.
 

A imagem está no formato retangular na vertical. Nela contém três potes transparentes, com tampa branca. Fim da descrição.
  Legenda: Os recipientes da Canister podem ser abertos e fechados com um simples toque

Preparando os alimentos
 
Utensílios adaptados facilitam a preparação da refeição, deixando esse momento mais seguro e prazeroso. Entre os itens, destacamos a tábua de cozinha com ventosas para garantir sua fixação na mesa e com faca anexada com uma dobradiça pivô que permite o corte através de um arco de 90 graus. O design especial aumenta a segurança ao cortar o alimento para aumentar a independência na cozinha para as pessoas com o uso de uma mão, indivíduos com motor fino ou tremores.
 
Outra opção é a faca com lâmina curvada que permite um movimento de balanço, tornando as carnes de corte e legumes muito mais fácil.
 
Suporte para panelas evitam que elas se movam no fogão durante o preparo dos alimentos.
 
 

A imagem está no formato retangular na vertical. Nela contém uma A faca com lâmina curvada e o cabo na cor preta. Fim da descrição.
Legenda: A faca com lâmina curvada permite um movimento de balanço facilita o corte de carnes e legumes

A imagem está no formato retangular na horizontal. Nela contém uma faca cortando uma tortinha que está sobre uma tábua branca. Fim da descrição.
Legenda: A tábua de cozinha com ventosas e faca anexada com dobradiça que permite o corte a 90 graus

Comer e beber com segurança
 
Projetados para auxiliar a destreza e aumentar a independência e a segurança durante as refeições, os produtos de mesa da Suitye Easyeat são coloridos, ergonômicos e práticos. O kit vem com talheres de plástico leve e resistente e com adaptações nos cabos, facilitando o manuseio, além de suporte de duas alças, suporte antiderrapante para copo e prato especial antiderrapante, com tampa e borda de segurança. Quem precisa apenas de uma borda de segurança, podecontar com protetores de acrílico ou de aço inoxidável, que evitam que os alimentos sejam empurrados para fora do prato.
 
Outro produto é o copo desenhado especialmente para pessoas com dificuldades para engolir, que permite aos usuários manter o queixo em uma posição mais baixa, enquanto levam o copo até a boca, facilitando os mecanismos de deglutição, além de direcionar o líquido para o centro da boca, evitando que ele escape pelas laterais.
 
Já para casos menos complexos existem ainda copos com tampa e abertura para canudos ou ainda suporte para copos e canecas, que dão a opção de uma alça adicional ao usuário.
 
Em talheres, também estão disponíveis produtos com cabos ergonômicos.
 

A imagem está no formato retangular na horizontal. Nela contém uma salada dentro de um prato com protetores na borda. Fim da descrição.
Legenda: Protetores de borda evitam que os alimentos sejam empurrados para fora do prato

A imagem está no formato retangular na horizontal. Nela contém um prato na cor transparente com um protetor de alumínio na borda. Fim da descrição.

Legenda: Legenda: Protetores de borda evitam que os alimentos sejam empurrados para fora do prato

A imagem está no formato retangular na vertical. Nela contém uma caneca de plástico branca, com um líquido amarelo dentro. Fim da descrição.
Legenda: O copo ganhou design especial para facilitar os mecanismos de deglutição e evitar vazamentos

A imagem está no formato retangular na horizontal. Nela contém uma caneca preta e branco com duas alças, duas bolachas e uma colher ao lado. Fim da descrição.
             Legenda: Suportes para canecas dão a opção de uma alça adicional ao usuário

A imagem está no formato retangular na horizontal. Nela contém um kit O kit Suitye Easyeat com talheres, suportes antiderrapantes e prato com tampa e borda de segurança. Fim da descrição.
Legenda: O kit Suitye Easyeat com talheres, suportes antiderrapantes e prato com tampa e borda de segurança

Serviço: caregiverproducts.com/kitchen.html

Fonte: revistaincluir.com.brk