Todd Stabelfeldt foi vítima de um acidente com arma aos 8 anos, que o deixou tetraplégico. Porém, com o Switch Control, ele ganhou novas habilidades e independência em sua cadeira de rodas. E agora, usando HomeKit e Siri, toda a sua casa tornou-se acessível para ele.

Em uma reportagem da NBC News, Stabelfeldt demonstrou sua capacidade de navegar pelo iOS usando a Siri e o Switch Control, um recurso que permite aos usuários portadores de deficiências usar dispositivos de entrada alternativos, conectados a Bluetooth.

Com a ajuda da tecnologia de acessibilidade, ele envia mais de 100 textos em um dia médio e completa um telefonema a cada seis minutos. “Eu uso o reconhecimento de voz no meu iPhone, praticamente todos os dias, o dia todo”, disse Stabelfeldt.

Os recursos também capacitaram Stabelfeldt a administrar seu próprio negócio de consultoria de TI e uma instituição de caridade, a Fundação TSM, projetada para ajudar outras pessoas que usam cadeira de rodas.

Em sua casa, Stabelfeldt e sua esposa Karen também se aproveitaram do HomeKit da Apple para automatizar tudo: abrir portas, ativar trancas, ligar luzes, abrir a garagem, desativar o sistema de segurança, entre outros.

Sarah Herrlinger, diretora sênior de políticas e iniciativas de acessibilidade da Apple, afirmou em um relatório que a empresa dedica “muito tempo e esforço para garantir que nossos produtos sejam tão acessíveis quanto possível para todos os usuários”.

“Para algumas pessoas, acender luzes ou mudar seu termostato pode ser visto como uma conveniência, mas para outros, representa o empoderamento, independência e dignidade”.

De fato, a Apple tem se esforçado para tornar a acessibilidade uma característica fundamental de seus produtos de hardware e plataformas de desenvolvimento de software. A empresa começou nessa empreitada em 2004 com o VoiceOver, um leitor de tela interativo para usuários com deficiências visuais ou motoras, em seus iPods, dispositivos iOS e Macs.

Desde então, a Apple desenvolveu tecnologias assistivas, incluindo a Siri, que estreou no iPhone 4s; Switch Control para iOS e Macs; e o Live Listen, que é o lançamento mais recente, para usuários com deficiência auditiva.

Mark A. Riccobono, presidente da Federação Nacional dos Cegos, afirmou que “a Apple tem feito mais pela acessibilidade do que qualquer outra empresa até agora”.

Fonte: Tudocelular.com