De longe hoje o melhor cateter ( sonda ) é o hidrofílico para nós lesados medulares, cadeirantes e que fazem uso do cateterismo vesical intermitente, que nada mais é que a passagem da sonda na uretra para retirada da urina, o que se feito da maneira correta, evita diversos problemas.

É super recomendado pela Sociedade Brasileira de Urologia:

As novas recomendações citam que “o cateterismo vesical intermitente mudou a história natural das pessoas com distúrbios de esvaziamento, de modo mais evidente naquelas com sequelas de traumatismo raquimedular, cuja mortalidade era elevada em razão das complicações urológicas pelo uso contínuo de coletores externos, ou sondas vesicais de demora”.

Já falamos muito aqui no blog:

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PELA CONTINÊNCIA B. C. STUART LANÇA NESTA SEXTA-FEIRA (10), CARTILHAS PARA CRIANÇAS E ADULTOS SOBRE INCONTINÊNCIA URINÁRIA.

DIA MUNDIAL DA INCONTINÊNCIA E AS NOVAS RECOMENDAÇÕES DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE UROLOGIA PARA O CATETERISMO INTERMITENTE

GUIA ILUSTRATIVO DO CATETERISMO INTERMITENTE PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

O QUE É CATETERISMO VESICAL INTERMITENTE?

COMO FAZER O AUTO-CATETERISMO COM O SPEEDICATH® DA COLOPLAST

QUAL A DIFERENÇA DO CATETER HIDROFÍLICO?

Diferente do cateter normal ele já vem lubrificado e pronto para o uso:

“É um cateter estéril, de uso único, produto livre de PVC e que não é preciso adicionar água, lubrificação ou esperar a ativação do revestimento. (POIS JÁ VEM LUBRIFICADO)

O revestimento cobre também os orifícios polidos, garantindo uma superfície lisa para o cateter, o que minimiza o risco de dano à uretra e evitar complicações relacionadas ao cateterismo intermitente.”

COMO CONSEGUIR PELO SUS OU PLANO?

Fizemos a campanha para que o SUS FORNEÇA GRATUITAMENTE A TODOS nós o cateter aqui no blog e junto ao Movimento Superação que levará essas assinaturas aos governantes, (estamos na torcida para que seja breve):

FAÇA PARTE DA CAMPANHA DO MOVIMENTO SUPERAÇÃO EM BUSCA DO FORNECIMENTO DE CATÉTER HIDROFÍLICO PELO SUS

Até lá, sabemos que muitos não tem renda suficiente para comprar, resolvemos buscar um passo a passo para que todos nós possamos usurfruir e lutar por nossos direitos, seja pelo SUS ou seu plano de saúde, encontrei o site https://www.saudeesporte.com.br e resolvi compartilhar com vocês.

O QUE FAZER?

Não conseguiu acesso aos seus direitos de saúde ou quer fazer uma requisição de algum serviço ou material necessário (NESSE CASO: CATETER HIDROFÍLICO), nós vamos te dar o passo a passo.

A melhor forma de resolver um problema ou dar entrada a uma solicitação é amigavelmente. Por isso, se recomenda que o usuário tente, em primeiro lugar:

Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade

Plano de Saúde privado caso tenha um, expondo seu problema, solicitação e exigindo uma solução.

Primeiros passos para exigência dos seus direitos, começa pela documentação

1. Prescrição Médica:

Se o seu caso for insumo (NOSSO CASO), órtese ou próteses necessárias para reabilitação, se faz necessário a prescrição médica.

A Prescrição Médica deverá conter as seguintes informações:
Justificativa do porque você necessita desse material, quantidade mensal, CID e tempo de tratamento. (confira o nosso modelo de prescrição para sonda/cateteres uretrais aqui)

Se o seu caso for consulta especializada também precisará de um encaminhamento.

Se existir algum outro documento que comprove a necessidade do que você está solicitando como exames, você também poderá anexar a sua documentação, mas eles não são obrigatórios.

2. Preencher carta de solicitação:

A carta de solicitação serve para que você possa formalizar a sua solicitação com prazo para resolução do seu problema pela Secretaria de Saúde ou Plano de Saúde.

Para facilitar disponibilizamos alguns modelos de cartas com a maior demanda de solicitações.

sonda/cateter uretral

3.  Check-list:

  • Prescrição médica
  • Carta de solicitação
  • Exames

Hora de fazer cópia de tudo

Tire uma cópia de toda a documentação, protocole no órgão responsável e guarde o original assinada com você.

4. Locais de protocolo físico dos documentos:

Você deverá realizar o protocolo dos documentos na Secretaria de Saúde da sua cidade, em duas vias, Uma via deve ser assinada por quem recebeu e guarde-a com você.

Para Planos de Saúde, alguns disponibilizam plataforma virtual onde podem ser carregados os documentos e solicitações on line. Outros você terá que protocolar no setor responsável.

Documentação enviada pelo correio, envie-a com Aviso de Recebimento (A.R.).

Guarde sempre o comprovante do envio da carta (Aviso de Recebimento ou protocolo, pois caso o serviço seja negado você precisará destes como comprovação).

Contato por e-mail:

Apesar do contato por carta ser mais seguro, é possível que o consumidor envie um e-mail para o órgão responsável, já que, atualmente, o judiciário vem aceitando o e-mail como prova processual.

Caso você opte por essa via é importante que se tome algumas precauções: envie o e-mail com a opção de receber a confirmação de recebimento e/ou de leitura.

Enviar o e-mail com cópia para si mesmo também é importante para comprovar o contato e anexar toda documentação acima descrita.

Contato por telefone:

Também pode ser utilizado, mas é o canal menos recomendável, pois o consumidor não ficará com uma prova de que reclamou de fato.

Anote o dia e a hora em que fez a reclamação e o nome de quem o atendeu. Se a empresa dispuser de registro de reclamação (protocolo), peça o número e guarde.

Não obteve resposta no prazo, não ficou satisfeito ou obteve uma negativa?

Muitas vezes a forma amigável não funciona e temos que procurar outros meios para que possamos ter acesso aos direitos.

Mas se você fez o passo a passo acima tudo ficara mais fácil e ágil para este próximo passo:

PROCURE A JUSTIÇA

Muitas vezes a forma amigável não é atendida e temos que procurar a justiça para que possamos garantir os direitos.

Mas se você fez o passo a passo do ‘o que fazer’, tudo ficara mais fácil e ágil.

Como montar um processo para requisição e procurar a Defensoria Pública.

A Defensoria Pública atende pessoas que não podem pagar um advogado, oferecendo assistência jurídica integral e gratuita a todos que possuam renda de até 3(três) salários mínimos (por família) ou que não possam bancar custos honorários advocatícios sem prejuízo do sustento familiar.

Se você não se enquadra neste critério, terá que buscar a justiça através de um advogado particular.

Documentos necessários:

ATENDIMENTO INICIAL (TRIAGEM / PRIMEIRO ATENDIMENTO)

• Documento de Identificação (RG e CPF);
• Comprovante de residência (talão de água, luz ou telefone com CEP atualizado, preferencialmente no nome do usuário);
• Carnê de IPTU, caso possua casa própria (com descrição do valor venal);
• Comprovante de renda atual de TODOS os membros da família que vivem sob o mesmo teto (contracheque, holerite, comprovante de aposentadoria, pensão, benefícios, declaração de imposto de renda);

• Caso algum integrante seja autônomo trazer declaração com valor do rendimento mensal e cópia da Carteira de Trabalho ou declaração de imposto de renda, caso possua pequena empresa;

• Caso algum integrante não possua renda a Defensoria Pública disponibiliza um declaração para preenchimento;
• Extrato de conta poupança, caso possua investimento bancário;
• Dados do município – da parte contrária: município, telefone, endereço;
• Dados e documentos referente ao processo que pretende iniciar;

E os documentos do passo á passo anterior que você já tem:

Prescrição médica;

Carta de solicitação, protocolada e com assinatura de recebimento pelo município;

Negativa do órgão se houver, caso o órgão não tenha efetuado nenhuma resposta no prazo da carta de solicitação por você estipulado, isso já caracteriza uma negativa.

Procure a Defensoria Pública e faça valer o seus direitos como cidadão, sabemos que os processos e órgãos públicos em nosso país são morosos, mas não desista do que já é seu por direito.

COMO CONSEGUIR AMOSTRAS GRÁTIS DE CATETER HIDROFÍLICO

PROGRAMA COLOPLAST ATIVA E INCONTINÊNCIA URINÁRIA

Confira mais dicas no excelente site do Saúde Esporte Sociedade Esportiva