Projeto Poeta Acessível tem o objetivo de potencializar o processo de inclusão no empoderamento da pessoa com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social

 Hoje, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, através do Centro de Tecnologia e Inclusão – Parque Fontes do Ipiranga, em parceria com The Trust for the Americas – organização sem fins lucrativos filiada à Organização dos Estados Americanos (OEA) – lança o projeto Poeta Acessível. A iniciativa tem o objetivo de potencializar o processo de inclusão no empoderamento da pessoa com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social através do acesso, uso e apropriação das Tecnologias de Informática e Comunicação (TIC). Os cursos serão ministrados no Centro de Tecnologia e Inclusão, localizado na Rodovia dos Imigrantes km 11,5 – Jabaquara.

 No projeto de Parceria para Oportunidades Econômicas através das Tecnologias nas Américas (Poeta), as pessoas com deficiência com mais de 14 anos podem se inscrever em cursos com carga horária variada, como Alfabetização Digital, Redes Sociais, Preparação para o Mundo do Trabalho, Como se Preparar para a Busca do Emprego, Empoderamento em Direitos e Deficiência e Como Iniciar seu Próprio Negócio. A meta é ampliar as possibilidades de uma inclusão real e efetiva ao mundo do trabalho, formal ou informal, ações de empreendedorismo e melhorias na formação educacional. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail sau@ctpfi.spdm.org.br, pessoalmente ou pelo telefone (11) 5021-4420/6774/6663.

 Além disso, o projeto se propõe a utilizar o espaço como uma lan house, para facilitar o acesso à tecnologia e à utilização de sites de empregos, pesquisa, uso de redes sociais, atualização de currículos, cursos online, entre outros.Os usuários podem ter qualquer tipo de deficiência uma vez que o espaço disponibilizará recursos de acessibilidade como leitor de tela, teclado ampliado, teclado colmeia (que facilita a digitação por pessoas com baixa visão e dificuldades motoras), lupas e materiais em braile.

Em dezembro de 2013, o governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Direitos da Pessoa com Deficiência, inaugurou o primeiro Centro de Tecnologia e Inclusão para pessoas com deficiência. O Centro de Tecnologia e Inclusão – Parque Fontes do Ipiranga é composto por quatro casas e um teatro com capacidade para 50 pessoas, conta com mil metros quadrados construídos e abriga 30 ambientes que oferecem orientação, aconselhamento profissional, atividades artísticas para estimular a relação interpessoal, laboratório de imagem e autocuidado, orientação e mobilidade para pessoas com deficiência visual com oficinas de libras, braile e comunicação alternativa.

 Há atividades para formação de gestores de política e profissionais que trabalham com gestores de pessoas com deficiência e também para os profissionais, através de cursos de atualização para órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, manutenção e cuidado para cadeira de rodas e formação de cuidadores ou atendentes de pessoas com deficiência.

UM E-BOOK COMPLETO!
São mais de 50 textos curtos organizados por temáticas, redigidos em uma linguagem fácil e didática, com dicas práticas que você poderá ler o conteúdo do começo ao fim, ou usá-lo como um permanente material de consulta conforme as suas necessidades
SAIBA MAIS CLICANDO AQUI

Fonte: Centro de Tecnologia e Inclusão promoverá cursos de inclusão digital para auxiliar pessoas com deficiência na inserção no mercado de trabalho | Educação Inclusiva em Foco