Por

As características mais prevalentes e debilitantes em sobreviventes de trauma cerebral são déficits cognitivos e disfunções motoras. Até hoje, não existe um tratamento eficaz para promover a recuperação funcional, exceto a intervenção médica e cuidados de rotina.

Felizmente, estão surgindo promissoras abordagens terapêuticas baseados em medicamentos ou células, incluindo eritropoietina carbamilada e sua forma, as estatinas, e o tratamento de Células-Tronco

Novos métodos de tratamento ajudam a reduzir a lesão cerebral através de neuroproteção e promovem a remodelação do cérebro através de angiogênese, neurogênese e sinaptogênese, com o objetivo final de melhorar os resultados funcionais dos pacientes com lesão cerebral traumática (LCT).

Melhorias
A maioria dos pacientes tratados apresentaram seqüelas de lesão cerebral traumática (LCT) variando de forma leve a grave. Unique Access fornece acesso a um extenso protocolo de tratamento utilizando uma combinação de células-tronco mesenquimais (CTM) extensa reabilitação e terapias de suporte, e viram grandes resultados do tratamento.

Pacientes com lesão cerebral traumática (LCT) tratados com células-tronco geralmente observam melhorias nas seguintes áreas:

função motora
tônus muscular e força
cognição e memória
fala e deglutição
equilíbrio e coordenação
habilidades motoras finas
habilidades motoras e muito mais

Mecanismos
O tratamento com células tronco para lesão cerebral traumática (LCT) incidirá sobre a lesão cerebral secundária, que é o resultado de eventos bioquímicos e fisiológicos que causaram a morte celular neuronal.

Pesquisas recentes indicaram que o potencial benefício terapêutico da terapia de células-tronco pode ser o resultado dos seguintes mecanismos:

1. Fatores de crescimento secretam para promover resultado funcional após uma lesão cerebral através de neurogênese e
sinaptogênese;
2. Produzir e induzir muitas citocinas e fatores tróficos para melhorar a angiogênese e estabilização vascular na zona fronteiriça da lesão;
3. Diminuir a formação de cicatriz glial e promover a remodelação glial-axonal;
4. Diferenciar-se em células de origem neuronal, incluindo neurônios, astrócitos e células gliais.

Assim, as células-tronco agem de uma maneira pleiotrópica para estimular a remodelação do cérebro após uma lesão cerebral ao influenciar várias funções neurais restaurativas, como sinaptogênese, angiogênese e neurogênese.

Fonte: Células-Tronco funcionam para Lesão Cerebral Traumática (LCT)? – PcD