O Power Soccer é o primeiro esporte de equipe competitivo, concebido especificamente para ser disputado por pessoas portadoras de deficiências severas (tetraplegia, paralisia cerebral, distrofia muscular), entre outras. Pode ser praticado a partir dos cinco anos, por usuários de cadeiras de rodas motorizadas, de ambos os sexos, que não tenham condições para a prática de outros esportes.
 
Este desporto surgiu na Europa, mais precisamente na França em 1978. Logo a modalidade ganhou praticantes em vários países, mas só chegou ao Brasil em 2011.
 
Em 2006 foi criada a Federação Internacional de Futebol em Cadeira de Rodas – FIPFA (www.fipfa.org). No ano seguinte aconteceu a primeira Copa do Mundo em Tóquio, no Japão, da qual participaram oito países.
 
No cenário paraolímpico mundial o Power Soccer está prestes a se tornar uma modalidade IPC – International Paraolimpic Comitee (http://www.paralympic.org/index.html), ou seja, em breve será uma modalidade presente nas paraolimpíadas.
 
Na América do Sul o pioneirismo na modalidade é do Brasil. A Associação Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas foi criada para fomentar a modalidade no país, e promover a inclusão da pessoa com deficiência severa em outras modalidades paradesportivas, o que até então não ocorria.
 
Powe Soccer VII
Powe Soccer V
power soccer blog
powersoccer
A formação dos times conta com três jogadores na linha e um no gol. A bola é quase duas vezes maior que a de futebol tradicional. As regras são semelhantes às do futebol, mas com algumas especificidades. Nas cadeiras de rodas são adaptados footguards, estruturas que permitem o “chute” na bola.
 
A equipe do Rio de Janeiro Power Soccer Clube conta hoje com dez atletas, todos dedicados e apaixonados pelo esporte. Participou da Défi Sportif AlterGo em Montreal, no Canadá, competição internacional que existe desde as Olímpiadas de 1976. A cada ano um esporte é homenageado e, em 2015, foi o Power Soccer. O evento contou com a participação de 5.000 atletas de 20 países, e a equipe carioca foi a única representante do país na modalidade.
 
Veja o vídeo abaixo.

 

                  

Como atual Campeão Brasileiro, o time conquistou uma vaga e participou da primeira Copa Libertadores de Power Soccer 2015, realizada em Montividéu, no Uruguai.

A equipe carioca nasceu nas quadras do Parque do Flamengo. Criado por atletas e seus familiares, que viram na modalidade a oportunidade de praticar um esporte dinâmico e competitivo, o Power Soccer ainda agrega todos os benefícios que uma atividade esportiva propicia.
 
O Parque do Flamengo é um espaço maravilhoso para a prática dessa modalidade. Uma de suas quadras poliesportivas foi adaptada com pintura específica e rampas de acesso para as cadeiras de rodas motorizadas.
 
O clima generoso e o contato com a natureza favorecem um estilo de vida bem mais saudável. Emocionantes partidas acontecem aos sábados. Espectadores param para dar uma olhadinha por curiosidade e não saem mais. Os treinos atraem inúmeros frequentadores e turistas que passeiam pelo Parque. No final das partidas querem conhecer os atletas e saber tudo sobre o esporte: nome, regras e outras informações.
 
Em agosto de 2015, a Copa Rio de Janeiro acontecerá no Parque do Flamengo e, em novembro, o Campeonato Brasileiro será disputado na cidade.
 
Venha conhecer um pouco mais sobre o Rio de Janeiro Power Soccer Clube e apoiar o desenvolvimento desse esporte.
 
Nossos treinos acontecem aos sábados das 9h às 11h no Parque do Flamengo ou, em dias de chuva, na Associação Cristã de Moços – ACM, na rua da Lapa 86-Centro, das 11h30 às 13h30.
 
Obs: os treinos no Parque do Flamengo acontecem na quadra próxima ao Posto de Salvamento 2, com acesso pela passagem subterrânea em frente à rua Dois de Dezembro.
 
Contatos: (www.facebook.com/riodejaneiropowersoccer), pelo email (riopowersoccer@globo.com), ou pelos telefones: 98892-7482 / 98488-0802.