1. “Tão bonita e na cadeira de rodas”.

Precisar usar uma cadeira de rodas não anula a beleza das pessoas.

2. “Como é na hora do sexo?”

"Como é na hora do sexo?"

São perguntas como: “o pinto sobe?”, “você consegue gozar?”, “é melhor quando ficam por cima?”, “você sente o pau normalmente?”, “você só fica parado durante o sexo?” etc. Segure sua curiosidade, pelo menos até ser mais íntimo. Afinal, são perguntas pessoais que podem constranger qualquer pessoa.

3. “Você precisa de ajuda para ir no banheiro?”

Outra coisa que normalmente as pessoas perguntam sem muita cerimônia é como funciona com a higiene pessoal. Como o cadeirante senta na privada, como se limpa, como sai do vaso, como é o banho etc. Uma dica: respeite a privacidade deles como você faria com qualquer outra pessoa, ok?

4. “Não sabia que você conseguia fazer tanta coisa assim!”

Os cadeirantes conseguem fazer muita coisa, dando seus jeitinhos. E ainda há pessoas que se chocam quando eles fazem algo que essas pessoas não fariam.

5. “Não cansa ficar sentado o dia todo na mesma posição?”

É claro que cansa, mas não é exatamente como se houvesse uma escolha, né? Por isso vale dar aquela pensadinha antes de fazer perguntas como essas.

6. “Que bom que você tá passeando, faz bem tomar um arzinho!”

"Que bom que você tá passeando, faz bem tomar um arzinho!"

Olha, moço, eu tô apenas indo à faculdade e depois vou ao trabalho. Não é passeio, não.

7. “Que bom que mesmo estando na cadeira você é feliz!”

E por que toda pessoa com deficiência deveria viver triste? É possível viver uma vida plena e feliz da mesma forma que qualquer outra pessoa: a vida não se resume a andar.

8. “Seu namorado (homem ou mulher sem deficiência) é um anjo na sua vida, né?”

As pessoas acham que alguém sem deficiência que se relaciona com quem tem deficiência é um ser especial, divino quase. Mal sabem que apenas reforçam a ideia de que cadeirantes não servem para se relacionar com alguém.

9. “Tenha fé que Deus vai te curar”.

"Tenha fé que Deus vai te curar".

Muita gente acaba dizendo isso para uma pessoa com deficiência pressupondo que essa pessoa já não possui fé em nada ou que a cadeira é um grande problema e que é impossível ter uma vida legal assim.

10. “Se você for na minha igreja será curada”.

É muito comum que apareçam pessoas com uma “solução” para a deficiência, seja por meio da religião ou alguma outra solução milagrosa. Se você não foi questionado, provavelmente a pessoa não quer saber sua opinião sobre o assunto, então, respeite.

11. “A fulana, amiga minha cadeirante, é super feliz. Você deveria conhecê-la”.

Tem gente que acha que todo cadeirante vive em uma grande irmandade onde todos são amigos. Não funciona assim. Eles também tem o direito à afinidade e à escolha de amigos, independentemente deles estarem em uma cadeira de rodas ou não.

12. “Você é um exemplo de superação”.

Há cadeirantes que não se consideram modelo para ninguém. Eles estão sujeitos à problemas da vida comum, como: estudar menos do que deveriam, dormir mais de 10h por dia, fumar cigarros mesmo com capacidade respiratória reduzida e faltar à sessões de fisioterapia, por exemplo.

13. “Você é muito guerreiro”.

A vida da pessoa com deficiência poderia ser muito melhor se as pessoas se preocupassem mais com a acessibilidade e menos com achar os cadeirantes “coitados” ou “guerreiros”.

14. “Você ainda vai curtir muito a vida”.

Como se estar numa cadeira de rodas fosse a própria depressão, tristeza e sofrimento. Como se tudo a vida de uma pessoa com deficiência dependesse do fato de andar. Andar é ótimo? Com certeza. Mas se a pessoa fazer a vida girar em torno disso, se frustra bastante.

Colaboraram neste post os cadeirantes: Fatine Oliveira, Marina Batista, Vítor Flaibam e Mila D’Oliveira.

Fonte: 14 frases que você deveria parar de dizer para cadeirantes