Por Dra. Dariene Rodrigues

A natação é um dos esportes mais completos e apropriados para indivíduos com algum tipo de deficiência, principalmente física, devido aos vários benefícios e às facilidades proporcionadas pela execução de movimentos com o corpo imerso na água.

As lesões neurológicas mais comuns em indivíduos jovens são o traumatismo crânio-encefálico (TCE) e a lesão medular. Nas crianças, são sequelas de paralisia cerebral, e em adultos e outros são o acidente vascular encefálico (AVC) e TCE. Também encontramos ainda um número significativo de adultos com sequela de poliomielite. As sequelas mais comuns encontradas nos indivíduos com deficiência física são: hemiplegia, paraplegia, tetraplegia, paresias, alterações motoras, espasticidade, alteração de tônus, alteração de equilíbrio e alteração de coordenação.

Seguem alguns benefícios:

Cognitivos: Os aspectos motivacionais e as propriedades terapêuticas da água estimulam o praticante a compreender o movimento do seu próprio corpo explorando as várias formas de se movimentar, adaptando as suas limitações às propriedades da água.

Psicossociais: Efeito significativo na melhora do humor e na motivação, além da possibilidade de descarregar as tensões através do poder relaxante da água e satisfação na realização de movimentos.

Fisiológicos: As propriedades da água contribuem para a realização de exercícios de educação e reeducação motora, proporcionando as pessoas com deficiência física maior segurança.

Terapêuticos: A água facilita a locomoção sem grande esforço, alivia o estresse sobre as articulações que sustentam o peso do corpo, auxilia no equilíbrio estático e dinâmico, facilita a execução de movimentos que em terra seriam muito difíceis ou impossíveis de serem realizados.

Outros benefícios terapêuticos alcançados são os seguintes:

-diminuição de espasmos musculares e relaxamento da musculatura esquelética;

-alívio da dor muscular e articular;

-manutenção ou aumento da amplitude de movimento;

-fortalecimento e aumento da resistência muscular localizada;

-melhora da respiratória e condição cardiovascular;

-melhora na elasticidade da pele

-melhora no equilíbrio estático e dinâmico

-relaxamento da coluna vertebral;

-melhora da postura e da propriocepção

A natação adaptada ou os exercícios aquáticos proporcionam as pessoas com deficiência física um momento de liberdade, no qual este consegue movimentar-se livremente, sem o auxílio de bengala, muletas, próteses ou cadeira de rodas. O movimento livre lhe proporciona a possibilidade de experimentar suas potencialidades, de vivenciar suas limitações, de conhecer a si mesmo e quebrar as barreiras da incapacidade.

Fonte: Blog Lado B Moda Inclusiva